arrow_backVoltar

McPicanha

McDonald's na mira do Conar e Procon

28.04.22

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo, depois de receber queixa de consumidor, para julgar a campanha publicitária que promove os novos sanduíches McPicanha, do McDonald's, criada pela Galeria (leia e veja aqui).

O conselho irá avaliar a "veracidade" da comunicação, uma vez que os produtos não conteriam picanha. Segundo a própria rede de fast food, os sanduíches levam esse nome devido a um "molho sabor picanha (com aroma natural de picanha)". Os itens, ainda de acordo com o McDonald's, contam com "100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados".

O Conar irá julgar se a campanha publicitária está infringindo alguns artigos do Código de Ética. Um deles é o artigo 23, da seção 23, "Honestidade", cujo texto informa que "os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade".

Outro é o artigo 27, da Seção 5, "Apresentação Verdadeira", que recomenda que "o anúncio deve conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido". O texto da Seção continua destacando, entre outros aspectos, que, nos anúncios, "todas as descrições, alegações e comparações que se relacionem com fatos ou dados objetivos devem ser comprobatórias, cabendo aos Anunciantes e Agências fornecer as comprovações, quando solicitadas" e que "não deverá conter informação de texto ou apresentação visual que direta ou indiretamente, por implicação, omissão, exagero ou ambigüidade, leve o Consumidor a engano quanto ao produto anunciado".

Procurado pelo Clubeonline, o McDonald's informou que "lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas" e que "novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas"

A campanha do McPicanha contou com o “primeiro comercial produzido na casa do BBB (assista aqui), protagonizado por nove participantes do Big Brother Brasil 22 reagindo ao sabor dos sanduíches.

Além da ação do Conar, o Procon-SP notificou o McDonald's, solicitando a tabela nutricional e a composição dos ingredientes dos sanduíches da linha. O prazo para que a rede retorne com os esclarecimentos ao órgão é até o dia 2 de maio.

Confira abaixo o posicionamento do McDonald's na íntegra:

"A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada 'Novos McPicanha' tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco.

Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente).

A empresa já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido.

A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas".

McPicanha

/