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Meaningful Brands 2017

As marcas + relevantes, no Brasil e no mundo

01.02.17

O Havas Group acaba de divulgar os resultados do estudo "Meaningful Brands 2017", desenvolvido pela holding em 33 países e que pretende relacionar o desempenho das marcas à qualidade de vida e bem-estar dos consumidores.

A pesquisa contou com 300 mil entrevistas e envolveu 1,5 mil marcas, e constatou que as "meaningful brands" têm "excelentes resultados" comerciais, com desempenho 206% superior no mercado de ações – alta em comparação com os 133% de 2015. As marcas consideradas relevantes também registraram aumentos de 48% de seu share of wallet.

No Brasil, as 10 marcas mais bem posicionadas no ranking são: Google, Brastemp, Mercedes-Benz, Apple, BMW, YouTube, Samsung, Sony, Honda, Audi.

De acordo com o estudo, 86% dos brasileiros acreditam que as empresas e marcas devem desempenhar um papel na melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar e 85% consideram que as empresas e marcas devem estar ativamente envolvidas em solucionar problemas sociais e ambientais.

Além disso, no Brasil, 79% preferem comprar de empresas com uma reputação "de propósito" do que somente de lucro; 75% confiam em empresas e marcas que são social e ambientalmente responsáveis (57% confiam em empresas e marcas em geral); e
somente 37% consideram que empresas e marcas se comunicam honestamente sobre seus compromissos e promessas.

Em âmbito global, as dez principais marcas do Meaningful Brands 2017 são Google, PayPal, WhatsApp, YouTube, Samsung, Mercedes Benz, Nivea, Microsoft, Ikea e Lego.

Dos entrevistados em todo o mundo, 75% esperam que as marcas contribuam mais para nosso bem-estar e qualidade de vida, mas apenas 40% deles acreditam que elas estão realmente fazendo isso.

Além disso, o estudo demonstra que a maioria das pessoas não se importaria se 74% das marcas desaparecessem.

A pesquisa deste ano revela ainda que 84% esperam que as marcas produzam conteúdo. Ainda assim, dizem que 60% de todo o conteúdo criado pelas marcas é fraco, irrelevante ou simplesmente não tem resultado. Somente 40% das principais 1,5 mil marcas do mundo produzem conteúdo que atende às exigências.

Determinados setores entendem melhor o papel do seu conteúdo e que tipos de conteúdo têm significado. O setor de viagens foi o mais bem ranqueado em relação à eficiência de conteúdo, com 47% das pessoas associando o setor de viagens a conteúdo eficiente, como, por exemplo, suporte ao cliente e compartilhamento de redes sociais.

Por outro lado, 71% de todo conteúdo produzido pelo varejo é considerado fraco, irrelevante ou sem resultado. A pesquisa também demonstra que, apesar de ser um provedor de conteúdos menores, as pessoas desejam que as marcas de saúde criem mais materiais inspiracionais ou de entretenimento.

"Em 2017, vemos dois novos fatos estatísticos: o papel crucial do conteúdo em criar marcas que sejam relevantes para as pessoas, e o fraco desempenho nessa área", declara Yannick Bolloré, CEO do Havas Group.

 

Meaningful Brands 2017

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