Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
NVidia lança GPU de aceleração 3D, com qualidade cinemática
A Nvidia, líder de mercado em aceleração de gráficos em 3D, coloca na praça sua mais nova estrela: o GeForce FX. Essa nova CPU gráfica (GPU), que tira todo proveito do barramento AGP8X, gera modos gráficos com anti-serrilha em todas as resoluções, Z-culling, compressão de cor e de Z-buffer, duplo RAMDAC de 400Mhz (com resolução de até 2048x1536 pixels), suporte à saída NTSC e PAL em 1024x768, Video Mixing Render - que permite exibir várias janelas de vídeo simultâneas, sem perda de qualidade -, descompressão MPEG2 e HDTV em 1920x1080i, suporte digital para telas planas, e outros parangolés hitech de última geração, reunindo tudo que se pode esperar de uma aceleradora 3D pelos próximos dois anos. É um novo padrão mínimo de qualidade tecnológica no setor.
Todo o poder dela só pode ser explorado por completo em DirectX9 e OpenGL1.4, a ponto de se conseguir resultados com qualidade cinemática, em tempo real. Luz e sombras são geradas com muita complexidade e realismo impressionante para os dias de hoje.
Cada canal de cor tem 32bits, o que significa modos RGB de 96bits, e requer também monitores mais sofisticados e mais precisos para se tirar proveito dessa riqueza de tons. É um paraíso para designers e ilustradores que com o NVIDIA Digital Vibrance Control podem calibrar as cores com máxima precisão, de acordo com seu monitor e iluminação do ambiente físico de trabalho.
O mercado de jogos irá passar por uma mudança profunda, e jogos lançados este ano (2003) já não rodarão mais em placas gráficas de dois anos antes, por estas não terem alguns recursos processados via hardware.
Para seduzir os desenvolvedores de videogames, TV e cinema (a maioria homens), a NVidia apresentou o demo com uma bela e sexy fadinha 3D, com aparência atraente também tecnologicamente. A pele tem textura e "suavidade" excelentes, assim como seu cabelo, cujos fios espetados dão um assombroso toque de realismo. Até mesmo características sangüíneas foram usadas na textura da pele, de modo que as luzes difusas e especulares incidem de maneira natural. Para as asas foi usado um outro shader, apenas para a translucência, que afeta não somente a forma como a luz passa pelas asas, mas também como essa luz incide, multicolorida, sobre o corpo.
[por Alex Moura, especial para o Clubeonline]
/