Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasil deve ultrapassar França em 2011
O Brasil deve ultrapassar a França neste ano e se tornar o sexto maior mercado publicitário do mundo.
O país movimentou US$ 12,9 bilhões em 2010 (R$ 20,6 bilhões em valores de hoje), valor que deve crescer 15,4% ao ano até 2013 (alcançando US$ 16,3 bilhões), segundo a consultoria de mídia ZenithOptimedia, subsidiária do grupo Publicis, citada pela Folha.Com.
A taxa de crescimento do Brasil é uma das maiores do mundo, superior à da China (13,6%).
Ainda que os mercados maduros da Europa e dos EUA tenham retomado o crescimento (a previsão é de alta anual de 3,5% e 3,1%, respectivamente, nos próximos dois anos), são os países emergentes que estão puxando a alta no setor.
Até 2013, os mercados emergentes deverão responder por 35,1% dos investimentos com publicidade no mundo, ante 30,9% no ano passado.
Em termos absolutos, os países que mais vão contribuir para o crescimento do setor até 2013 são: EUA (com US$ 14,2 bilhões adicionais), China (US$ 10,7 bilhões), Rússia (US$ 6,9 bilhões) e Brasil (US$ 3,3 bilhões).
O terremoto no Japão e a crise no Oriente Médio, em especial no Egito, representarão uma retração de US$ 2,4 bilhões nos investimentos em publicidade, em 2011.
O mercado japonês, com US$ 43 bilhões de investimentos em 2010, deve encolher 4,1% neste ano. No Egito, a queda será de 20%.
Com isso, a previsão de crescimento do mercado publicitário no mundo, que era de 4,6% a 5,2% em dezembro, caiu para 4,2%.
Mas a expectativa é de que ao menos parte dos investimentos seja retomada em 2012, ano em que o mercado deve finalmente recuperar os níveis de 2008, anteriores à crise financeira global.
A previsão de crescimento para o próximo ano subiu de 5,2% para 5,8%, segundo a ZenithOptimedia. Os gastos em 2012 devem somar US$ 498 bilhões, ante US$ 494 bilhões em 2008.
A internet deve ultrapassar os jornais e se consolidar como a segunda maior mídia do mundo em investimento publicitário, em 2013, prevê a ZenithOptimedia.
Leia anterior sobre crescimento do mercado publicitário em 2010 aqui.