arrow_backVoltar

#MeRepresenta

Plataforma quer conectar mulher, negro, LGBT a candidatos

11.09.18

A plataforma merepresenta.org.bridealizada por organizações sociais ativistas e apoiada pela marca de sorvete Ben & Jerry's, anuncia o primeiro balanço sobre manifestações de candidatos ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa, em relação a temas de direitos humanos.

Até o momento, 470 pretendentes às cadeiras do Legislativo de todos os Estados (com exceção do Piauí), responderam um questionário com 22 perguntas, sobre os assuntos: gênero, raça, LGBT, povos originários e meio ambiente, segurança, corrupção, direitos sociais, drogas e migrantes.

"Apesar de maioria no país, as mulheres negras são representadas por apenas 7 dos 513 congressistas em Brasília", conta Ana Carolina Lourenço, cientista social e uma das articuladoras do #MeRepresenta, além de coordenadora da Rede Umunna.

Nesta fase inicial, os candidatos estão preenchendo um formulário, enviado pelo #MeRepresenta ao endereço de e-mail que cada um que se registrou no Tribunal Superior Eleitoral.

Os eleitores, por sua vez, já podem preencher o cadastro no site e aguardar até a segunda quinzena de setembro, quando poderão iniciar suas pesquisas.

Nas eleições de 2016, o #MeRepresenta conseguiu atrair, 1 milhão de visualizações em 10 dias e mais de 150 mil internautas que, na ocasião, faziam suas escolhas para os representantes das Câmaras Municipais de todo o Brasil. Do total de visitas ao site, 70% eram mulheres eleitoras, na faixa etária entre 18 e 34 anos.

 

#MeRepresenta

/