Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Avatar de Lázaro Ramos apresenta 'MAM no Minecraft'
O Museu de Arte Moderna de São Paulo estreia no videogame Minecraft, que permite ao jogador construir ambientes e mundos virtuais.
Criado pelo MAM, em parceria com a Microsoft e a Africa, o "MAM no Minecraft" está disponível na plataforma Minecraft: Education Edition e no site do MAM. Por meio do jogo, é possível realizar visitas ao museu, construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira.
O projeto reproduz os ambientes internos e externos do MAM e obras do acervo dentro do Minecraft e reúne, ainda, propostas de aulas com recortes temáticos a partir das obras do museu e uma série de atividades lúdicas e interativas.
Para marcar a estreia da iniciativa, foi realizado um filme dentro do game (assista abaixo), com criação de um avatar do ator Lázaro Ramos - que também faz a locução da peça.
Criada pela Africa, a campanha conta com parceria do fotógrafo Leonardo Sang, autor das imagens que ilustram a ação e criador do projeto VRP (Virtual Reality Photography), que aplica técnicas fotográficas aos espaços virtuais do jogo.
"A proposta do projeto 'MAM no Minecraft' dialoga com a missão do museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade. Acreditamos que a arte é um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania", argumenta Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo.
"Levar o MAM para dentro de uma plataforma tão inovadora quanto o Minecraft, dando acesso ao acervo para milhões de pessoas pelo mundo, principalmente em um momento onde nunca estivemos tão digitais e isolados, é a materialização do que é ser mais atual, contemporâneo e moderno", defende Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa e conselheiro do MAM.
O projeto parte da atuação que o museu tem feito na iniciativa #MAMOnline, ao promover novos modos de comunicação e interação com o público por meio da tecnologia e ambientes virtuais.
Na primeira fase do game, o ambiente virtual do MAM no Minecraft vai destacar 18 obras de artistas contemporâneos que fizeram parte do movimento concreto e neoconcreto ou que se inspiraram neles. São trabalhos de Antônio Lizárraga, Athos Bulcão, Amilcar de Castro, Ary Perez e Denise Milan, Emanoel Araújo, Elisa Bracher, Franz Weissman, Guto Lacaz, Hélio Oiticica, Luiz Sacilotto, Mônica Nador e Renato Imbroisi, Sérgio Sister, Sérgio Camargo e Paulo Pasta.
Ficha Técnica:
Título: mam no minecraft
Cliente: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO
Produto: Institucional
Agência: Africa
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Felipe Cury / Philippe Degen
Direção de Criação: Gregory Kickow / Felipe Cirino
Criação: Victor Ferreira / Andre Savastano
Atendimento: Carolina Boccia / Cindy Fujii
Mídia: Aga Porada / Luciana Lopes Babos Alves / Rafael Montes Pascoal / Elidiane Angela do Carmo
Projetos Especiais: Juliana Leite / Lica de Souza / Fernando Alonso / Isabela Levy / Thays Miranda / Caio Rodrigues
Sustentabilidade e Relações Institucionais: Raphael Vandystadt
Chief Technology Officer: Fabio Palma
Diretor de produção digital: Fernando Tolusso
RTV: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Patricia Rodrigues
Montadores: Alex Rizzo / Reiner Mentges
Produtora de Imagem: Tropical
Diretor: Rog Souza
Produtor executivo: Gabriel Dagostini
Produtora de Áudio: DaHouse Audio
Produção Musical: Lucas Mayer / Silvinho Erné
Sound Design: Niper Boaventura / Rodrigo Deltoro
Produtores executivos: Cassiano Derenji / Andrea Oliveira
Locutor Off: Lázaro Ramos
Fotógrafo: Leonardo Sang
Produção gráfica: Carla Lustosa/ Cassilene Rocha
Aprovação cliente: Eloise Martins/ Cauê Alves