arrow_backVoltar

Millward Brown

Estudo aponta tendências de mídia e do universo digital

27.01.16

A Millward Brown apresenta tendências  para 2016, reunidas em um guia que procura mostrar como enfrentar desafios e abraçar oportunidades nos próximos 12 meses.

"O mercado da publicidade é muito dinâmico e os profissionais de marketing precisam estar antenados desde o início do planejamento para aproveitar ao máximo o poder das suas comunicações e planejamento de mídia", afirma Silvia Quintanilha, VP de Client Service da Millward Brown no Brasil. "Por isso, buscamos selecionar todos os anos as principais tendências de mídia e digital, acompanhando a mudança de hábitos dos consumidores e os desafios criados pelo crescimento de novas plataformas", completa.

A Millward Brown aponta sete tendências para 2016. A primeira é o marketing de contexto: a empresa acredita que em 2016 os profissionais de marketing planejarão a mídia online e mobile de forma mais sofisticada, reconhecendo os diferentes contextos nos quais os seus conteúdos são consumidos e diferenciando o consumo de mídia pela forma que os usuários interagem com o conteúdo e não por plataforma.

A segunda dá conta de que "marcas inteligentes repensarão como criar anúncios eficazes para o mobile": será essencial que os anunciantes considerem o mobile logo no início do planejamento e do processo criativo, principalmente em formato de vídeo, de acordo com a Millward Brown.

A terceira tendência revela que a ferramenta Header Bidding impulsionará mudanças na compra programática, gerando uma onda gigante de mudança por todo o cenário do marketing digital.

Segundo a empresa, a TV conectada não eliminará a publicidade em TV tradicional. A publicidade segmentada na TV otimizará o investimento ao entregar o anúncio apenas para os domicílios mais relevantes e também oferecerá às pequenas marcas locais a oportunidade de anunciar no meio.

A quinta tendência dá conta de que as "marcas desperdiçam bilhões quando não adaptam a 'criatividade' de seus vídeos para diferentes formatos". 

A Millward Brown também observa que, cada vez mais, as marcas têm se tornado criadoras de conteúdo e, por isso, o assunto será destaque na agenda corporativa, em 2016. A empresa destaca que "para ter sucesso com o marketing de conteúdo é preciso oferecer algo de relevante. Marcas que contarem histórias cativantes atrairão audiência, desde que o conteúdo seja apropriado".

A sétima tendência detectada para este ano: o "marketing focado na jornada de compra do consumidor unificará as vendas e o planejamento de mídia". Em um mercado cada vez mais dinâmico e digital, os profissionais de ambas as áreas trabalharão juntos para alcançar objetivos de vendas e de construção de marca, aposta a companhia.

Confira o conteúdo completo das 'previsões' para mídia e digital da Millward Brown, aqui.

Millward Brown

/