Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Exposição em SP segue até dezembro
O Parque Augusta, localizado no centro de São Paulo, recebe até dezembro a 13ª Mostra 3M de Arte, com o tema Interespécies: Cruzando Mundos.
A exposição, com entrada gratuita, é formada por obras de sete artistas, entre eles cinco indígenas, e tem curadoria de Aline Ambrósio, com realização da Elo3.
Os artistas são:
Ernesto Neto, escultor e artista plástico premiado internacionalmente, expõe dois mundos entrelaçados entre as culturas afro e indígena. A escultura de contemplação imersiva Teia do bicho tempo, quark! apresenta uma trama de algodão, crochê, bambu, terras e plantas, remetendo à ancestralidade brasileira e a ideais religiosos.
Karola Braga criou a instalação sensorial Iapoti’kaba, espiral de aromas que captura o ciclo vital da jabuticabeira. A obra reflete sobre a conexão entre vida e morte e traz memórias de infância da artista.
Luana Vitra, artista plástica e performer, retrata na escultura Ferramenta para o Fim da Fome a relação entre povos e espécies, usando minerais, ferro e bronze. A artista expôs na última Bienal de São Paulo.
Mônica Ventura apresenta Raia, instalação em escala feita de bambu e terra. A obra convida o visitante a refletir sobre as inter-relações, os espaços ocupados e suas funcionalidades, explorando possibilidades de construção de novos lugares.
Olinda Tupinambá, artista indígena da Bahia, exibirá o Projeto Kaapora, seis esculturas feitas com materiais de reflorestamento, além de enxadas e martelos. As obras propõem reflorestar o imaginário e refletir sobre o desmatamento. Uma das peças foi realizada em colaboração com os povos indígenas Guarani Mbya, da Aldeia Kalipety (Terra indígena Tenonde Porã).
Ziel Karapotó, artista indígena, irá ativar as obras de Olinda Tupinambá em um ritual místico. A apresentação estabelecerá conexões entre as culturas indígenas e as diásporas africanas.
MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), criou no Parque Augusta a Casa Kaxinawá Huni Kuin, cujo acervo inclui cerâmica, pinturas de Manku e uma escultura da Cobra-Grande. A instalação, com quatro metros de diâmetro, promove a desaceleração do tempo e a conexão com outros cosmos.
Serviço
Mostra 3M de Arte - São Paulo
Local: Parque Augusta - Rua Augusta, 200 - Consolação
Data: 9 de novembro a 8 de dezembro
Entrada: Gratuita
Link