Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mudança na regra do xadrez para debater discriminação racial
Com o objetivo de incentivar o debate sobre a discriminação racial, a BBDO da Alemanha criou, com o apoio da UNESCO - The International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities (ICCAR), a ação #MoveForEquality por meio da qual reescreveu as regras do xadrez.
O norueguês Magnus Carlsen, quatro vezes campeão mundial de xadrez, e seu rival Anish Giri, mudaram uma regra fundamental do jogo: a de que o branco se move primeiro. No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), as peças pretas fizeram o primeiro movimento.
A ideia foi deixar claro, por meio desse movimento simbólico, que ninguém deveria ter vantagem ou desvantagem por causa da cor.
"Não podemos mudar as regras do xadrez permanentemente, mas trocamos o tabuleiro por um jogo para usar o xadrez para trazer uma nova perspectiva à discussão sobre igualdade", diz Carlsen.
O campeão mundial, que também cria seus próprios aplicativos de xadrez por meio da Play Magnus, mudou temporariamente as regras do aplicativo homônimo, para mostrar seu apoio à campanha. A atualização permitirá que os jogadores decidam com qual cor desejam iniciar o jogo.
Além disso, os usuários do aplicativo Magnus Trainer poderão jogar "The Immortal Game", de 1851, que começa com o preto em movimento primeiro.
Na ficha técnica estão os brasileiros Rod Henriques (creative director art), Ailton Henriques (senior art director) e Guilherme Nesti (senior copywriter).
Ficha Técnica:
Agency: BBDO Germany
Client: UNESCO (International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities – ICCAR.)
Campaign: “#MoveForEquality”
Agency: BBDO Germany
Chief Creative Officer: Till Diestel
Creative Managing Director: Kristoffer Heilemann
Managing Director: Cornelius Kölblin
Creative Director: Rod Henriques & Michael Plückhahn
Senior Art Director: Ailton Henriques
Senior Copywriter: Guilherme Nesti
Junior Art Director: Anina Waesche
Junior Copywriter: Henrik van Laak
Client Service Director: Simon Stitzl
Digital Account Executive: Jan Kronies
Head of Strategic Planning: Ralf Sieke
Creative Technologist: Martin Boeing-Messing
Production Company: Craftwork
Music/Sound Company: DaHouse Audio
CGI/Post-Production Company: Fuze Image
Creative Director: Daniel Klock & Marcio Bueno
Head of Post-Production: Cauê Andrade
3D Generalist: Leandro Mendonça
PR: Emanate