Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Jovem Pan tem novo presidente. MPF instaura inquérito
O Grupo Jovem Pan anuncia que Roberto Alves de Araújo, que desde 2013 respondia pela função de CEO, assume a presidência da companhia, em substituição a Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, que deixou o cargo.
Segundo comunicado do grupo, Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, foi presidente da Jovem Pan até o final de 2022 e se mantém no Conselho de Administração, ao lado dos demais acionistas da empresa.
Inquérito civil
Nesta segunda-feira (9), o Ministério Público Federal (MPF) também instaurou um inquérito civil, que irá investigar "a veiculação de notícias falsas e comentários abusivos" por parte do Grupo Jovem Pan, "sobretudo contra os Poderes constituídos e a organização dos processos democráticos do país".
Segundo o MPF, o objetivo é "apurar a conduta da rede Jovem Pan na disseminação de conteúdos desinformativos a respeito do funcionamento das instituições brasileiras e com potencial para incitar atos antidemocráticos".
De acordo com levantamento do órgão, realizado ao longo dos últimos meses, a Jovem Pan "tem veiculado sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional, em um período que coincide com a escalada de movimentos golpistas e violentos em todo o país".
O MPF também constatou que "vários dos programas (...) continham falas com potencial efeito de incitação a atos violentos".
A instauração do inquérito ocorre depois que criminosos depredaram as sedes dos três Poderes no Distrito Federal, neste domingo (8), destruindo prédios públicos e obras de arte, além de saquearem objetos, armas e munições.
Leia a íntegra da portaria de instauração do inquérito do MPF, aqui.