Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Luiz Sanches de casa nova
Luiz Sanches, que deixou em setembro os cargos de sócio, chairman e CCO da AlmapBBDO, e de CCO of multinational accounts da BBDO da América do Norte (leia aqui), é o novo global chief creative & design officer da Kimberly-Clark.
Com a missão de "liderar uma transformação criativa global" na companhia e "gerar valor emocional" para as marcas do grupo, globalmente, o profissional passa a trabalhar com Patricia Corsi, global chief growth officer da Kimberly-Clark, com quem já havia atuado anteriormente, na relação cliente e agência.
"É uma oportunidade incrível voltar a trabalhar com o Luiz, dessa vez do mesmo lado da mesa. Ele traz uma visão única, que alia criatividade, estratégia e inovação, sempre tendo as marcas e os consumidores como parte central. Sob sua liderança, ambicionamos desenvolver um modelo pioneiro na Kimberly-Clark, onde a criatividade estará no centro de tudo o que fazemos, focados em alta performance e entrega de uma experiência única para os consumidores”, declara Patricia.
Diretor de arte de origem, Sanches esteve na Almap por quase três décadas. Tornou-se CCO em 2011 e entrou para o quadro sócietário em 2013. Sucedeu, junto com três outros sócios, a gestão de Marcello Serpa e José Luiz Madeira. Desde 2021, está baseado em Nova York, onde se manterá para responder como global chief creative & design officer da Kimberly-Clark.
“Nossa indústria passa por um momento de grande transformação. Não há melhor momento nem oportunidade para levar a criatividade para dentro do cliente, promovendo uma mudança real de dentro para fora, em um formato diferenciado. A criatividade estará no centro de todas as decisões e narrativas, gerando eficiência, e não o contrário”, garante Sanches.
O profissional avalia que, como agência, muitas vezes não há "a visibilidade ou o acesso necessário para solucionar os reais problemas dos clientes", acrescentando que "muitas mudanças fazem sentido para o negócio da agência, mas nem sempre são a melhor opção para o cliente. Agora, terei uma oportunidade única de usar a criatividade para resolver esses desafios, diretamente”.
No novo modelo adotado pela companhia, não existirá o cargo de CMO tradicional. A ideia é "posicionar a criatividade no centro de todas as etapas do processo".
"Quando a Patrícia compartilhou essa visão comigo, enxerguei uma oportunidade de reinventar a relevância da liderança criativa. Hoje, os clientes valorizam a criatividade como diferencial competitivo, mais do que nunca. Tenho certeza de que, junto com Patrícia e um time incrível, vamos fazer a diferença nesse novo modelo”, aposta Sanches.
Como parte desse modelo, que tem como objetivo "garantir consistência, agilidade e impacto criativo global", a KC está criando uma estrutura colaborativa de especialistas. Trata-se de um núcleo estratégico que fará curadoria das ideias criativas, em parceria com as agências do grupo e as lideranças nos principais países.