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TAM e LAN adotam nome e identidade únicos
O Grupo LATAM Airlines, que controla a companhia aérea brasileira TAM e a chilena LAN, anuncia que passa a adotar um nome e uma identidade únicos: LATAM.
A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas, TAM Transportes Aéreos Del Mercosur (TAM Airlines Paraguay); e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM (LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA - TAM Cargo e Mas Air).
Segundo a holding, trata-se do "primeiro grupo aéreo a operar sob uma nova marca única", que busca incorporar os atributos considerados os "mais valorizados" da LAN e da TAM. O processo para definição do nome teve várias etapas. O estudo foi realizado com o apoio da consultoria Interbrand.
"Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão. A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma - uma essência puramente latino-americana", afirma Mauricio Amaro, presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines.
“Os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas em todos os países em que opera”, garante Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.
"Optamos pelo nome LATAM, pois é um reflexo fiel do que somos e do que queremos continuar a ser, trabalhando com nossas filiais: os embaixadores de uma América Latina que cresce e prospera, fiel ao seu patrimônio natural e humano, uma região que nunca deixa de pulsar”, comenta Cueto, sobre a escolha da marca LATAM.
Sobre a nova imagem, Jerome Cadier, vp de marketing do Grupo, explica que o "logotipo foi inspirado na identidade e no legado da região, incorporando o que há de melhor na LAN e na TAM". As cores principais do novo símbolo são o índigo e o coral. A primeira representa o "melhor dos dois mundos", já que se encontra entre o vermelho e o azul, que são as cores corporativas da TAM e da LAN. A segunda simboliza a "energia e a paixão", valores da nova marca.
"A execução de mudanças de imagem neste setor é gradual e requer um período de gestação. Isso demandará tempo e esforço", explicou Cadier.
O Grupo LATAM Airlines já iniciou o ajuste da sua imagem corporativa e este será um processo de aproximadamente três anos, que, segundo a holding, começará a ser percebido de maneira gradual a partir do primeiro semestre de 2016 em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, balcões, páginas da internet, uniformes, entre outros.
Em fevereiro, o Grupo anunciou uma concorrência global para escolher uma única rede de agências para atuar nos mercados da América, Europa e Oceania onde a empresa possui operações (leia aqui). Atualmente, a TAM é atendida no Brasil pela Y&R e pela Wunderman (grupo WPP).
Leia anterior sobre o assunto aqui.