arrow_backVoltar

Mudança de planos

Telecom Italia desiste de venda da TIM

26.10.06

A Telecom Italia desistiu dos planos de vender sua unidade de telefonia móvel TIM, disseram fontes próximas à operação, nesta quarta-feira. O processo de venda levou à saída do presidente do Conselho de Administração do grupo, Marco Tronchetti Provera.


A maior companhia telefônica da Europa não considera mais a criação de uma empresa independente para a TIM, um passo que chegou a anunciar e que permitiria a venda da unidade.


O retrocesso vai de encontro ao governo do primeiro-ministro Romano Prodi, que atacou publicamente Tronchetti depois que ele disse considerar a venda da TIM.


Operadores afirmaram que o mercado recebeu bem o arrefecimento das tensões com o governo italiano.


"Que eles queiram crescer e que não estejam vendendo unidades é boa notícia sob o ponto de vista industrial", disse Claudio Morsenchio, gestor de fundos do Banco Emiliano Romagnolo, que detêm ações da Telecom Italia.


Mais cedo, a Telecom Italia informou por meio de um comunicado a retomada da estratégia de convergência entre serviços telefônicos móveis e fixos, em contraste aos planos apresentados por Tronchetti, no mês passado.


"A Telecom Italia confirma que telefonia fixa, telefonia móvel, Internet de banda larga e conteúdo de mídia continuam como cerne da sua estratégia", disse um porta-voz da empresa.


Tronchetti revelou planos radicais de criação de unidades independentes para banda larga, para a rede de telefonia fixa e para as operações de telefonia celular, em 11 de setembro.


A estratégia divergia da convergência entre telefonia fixa e móvel --na qual Tronchetti investiu 14 bilhões de euros (17,6 bilhões de dólares), há dois anos, ao comprar a TIM.


A virada e a possibilidade de que a última operadora italiana controlada localmente caísse em mãos estrangeiras causaram um embate público com Prodi, no mês passado.


Após a primeira reunião do conselho com o sucessor de Tronchetti, Ghido Rossi, a empresa disse que confirmava os planos anunciados no mês passado -- mas não mencionou a separação da unidade de telefonia móvel.


Fontes disseram que a Telecom Italia pretende criar uma nova subsidiária integral para as operações comerciais da TIM.


Rossi aparenta caminhar sobre uma corda bamba, tentando evitar conflitos com o governo, sobre a venda de unidades, e também com Tronchetti, que, como presidente do Conselho de Administração da Pirelli, permanece como o maior acionista da Telecom Italia.

Fonte: Reuters


Leia anterior sobre o assunto aqui.

Mudança de planos

/