Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Empresas deverão garantir bem-estar mental de funcionários
As empresas no Brasil terão até maio de 2025 para incluir novas normas para cuidar da saúde mental dos seus funcionários, por conta da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1).
A mudança exigirá que as companhias incluam a avaliação dos riscos psicossociais - fatores como sobrecarga de trabalho, assédio moral, pressão por metas excessivas e falta de suporte - em seus processos de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Dessa maneira, garantir bem-estar mental entra na mesma lista de obrigações de proteção contra agentes químicos, por exemplo.
As corporações passam a ser obrigadas a adotar uma postura proativa para evitar desgaste mental entre os empregados e a identificar e gerenciar os riscos, além de implementar planos de ação, como reorganizar a agenda de trabalho para reduzir a sobrecarga de tarefas dos profissionais; promover um ambiente de trabalho saudável; e monitorar e ajustar processos para garantir que as medidas adotadas sejam eficazes.
O descumprimento das normas poderão ser denunciadas ao Ministério Público do Trabalho e as empresas poderão sofrer uma ação civil pública.
A atualização na NR-1 acompanha uma alteração na lei, em 2024, que inclui a criação do Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, por parte do Governo Federal, que será conceido para empresas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários.
Clube de Criação 50 anos