Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Novidades entre o fim de 2023 e o início de 2024
O mercado de comunicação teve algumas novidades entre o fim de 2023 e o início de 2024. Entre as agências, a principal notícia foi a da saída de Ricardo John da FCB Brasil, onde era CEO e CCO desde setembro de 2019.
A FCB global informou em comunicado enviado ao Clubeonline que John decidiu deixar a casa “para buscar novas oportunidades na economia criativa”. A agência disse não ter previsão de quando a nova liderança da rede no Brasil será anunciada.
Confira o comunicado: “Após quatro anos produtivos liderando nosso escritório no Brasil, Ricardo decidiu deixar a FCB para buscar novas oportunidades na economia criativa. Ricardo desempenhou um papel importante em grande parte do sucesso que nosso escritório no Brasil teve nos últimos anos. Agradecemos sua liderança, sua parceria e sua paixão pela criatividade para construir marcas. Gostaríamos de agradecer ao Ricardo por suas inúmeras contribuições à FCB”.
Esta foi a segunda passagem de Ricardo John pela rede. Entre 2006 e 2011 ele trabalhou como diretor executivo de criação na então Giovanni + DraftFCB. Depois disso, John mudou para a J. Walter Thompson, onde escalou de diretor executivo de criação para CCO e, finalmente, para CEO. Saiu da agência em agosto de 2019, retornando para a FCB (reveja aqui).
Milton Neves
Outra saída que gerou burburinho no mercado foi a do apresentador Milton Neves, que se desligou do Grupo Bandeirantes, após 15 anos na companhia. Ele revelou, no final de dezembro, nas redes sociais seu pedido de demissão. O jornalista escreveu que não teve e não tem “motivo algum para reclamar” da Band.
“Recentemente, pedi por escrito que a emissora aceitasse o meu pedido de demissão, e as conversas para o encerramento de nosso vínculo sempre foram respeitosas, com eles cumprindo 1000% do que era assinado e até mesmo do que era apalavrado”, afirmou o jornalista.
Paulo Kakinoff
Na Porto Seguro, a novidade foi a chegada oficial de Paulo Kakinoff como diretor-presidente, em substituição a Roberto Santos, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho de Administração da companhia. Santos, por sua vez, entra no lugar de Ana Luiza Campos Garfinkel, que deixa o conselho, do qual fazia parte desde 2019.
Kakinoff, que foi presidente da Gol entre 2012 e 2022, foi anunciado como futuro líder da empresa em maio de 2023. O processo de sucessão foi iniciado na sequência. No dia 02 de janeiro, o executivo assumiu o posto, o que foi apresentado em vídeo publicado pela Porto em seu perfil no LinkedIn.
O executivo, que também foi presidente da Audi, integra o Conselho de Administração da Porto desde 2020. Kakinoff faz parte ainda de outros conselhos, como os o da Gol, o da Smiles e da Tembici.
Prime Video Advertising
Nos EUA, a Amazon contratou um executivo que passou os últimos cinco anos dedicados a empresas de streaming, mais exatamente Disney+ e Hulu. A companhia nomeou Jeremy Helfand como líder do Prime Video Advertising. Neste ano, a plataforma terá o modelo de assinatura com anúncios, como já fazem o próprio Disney+ e a Netflix. O custo para quem não quiser ver publicidade no Prime Video será um adicional de US$ 3 na conta mensal.
Em um post no LinkedIn, Helfand contou que entrou no Hulu em 2018, como vice-presidente e head de Advertising Platforms, mergulhando na emergente revolução do streaming de vídeo. Agora, ele se diz pronto para o novo capítulo na Amazon.
Regulamentação das bets
Outra novidade importante para o mercado, que foi efetivada no final do ano, se refere à regulamentação das empresas de apostas esportivas e jogos virtuais, também chamadas de bets. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que regulamenta o setor, conforme publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de dezembro.
Foi determinada taxação de 12% sobre o faturamento das empresas. O percentual que irá incidir sobre o ganho de apostadores é de 15%.
Outra medida que se destaca está relacionada às ações de publicidade por parte das bets. Elas deverão incluir avisos de desestímulo ao jogo, apontando seus riscos e consequências negativas pelos exageros.
No início de dezembro, o Conar publicou uma circular com recomendações sobre a publicidade de apostas esportivas (leia aqui). No final do mesmo mês, a entidade aprovou um anexo do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária com regras mais definidas para o setor.
Uma delas indica que “são vedadas as promessas de ganhos e resultados certos, bem como a divulgação de informações enganosas ou irrealistas sobre a probabilidade de ganhos em apostas e sobre o nível de risco envolvido”. Também foram estipuladas cláusulas de advertência, que deverão ser utilizadas. Entre as mensagens estão: “Jogue com responsabilidade”, “Apostar pode levar à perda de dinheiro” e “Apostar pode causar dependência”.
O anexo pode ser consultado a partir do site do Conar.