arrow_backVoltar

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Mauricio de Sousa Produções homenageia Dandara dos Palmares

25.07.23

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta terça-feira (25), e com o propósito de estimular debates sobre a importância da igualdade racial, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) homenageia Dandara dos Palmares.

Companheira de Zumbi, ela está sendo celebrada no projeto "Donas da Rua", que busca dar visibilidade às mulheres notáveis, inspirando meninas e outras mulheres a conquistarem seu espaço, e está sendo representada pela personagem Milena.

Dandara dos Palmares foi guerreira e estrategista na defesa do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. Situado na Serra da Barriga, o local era refúgio para os povos que lutavam contra a escravização no século 17.

Desde 1985, o Quilombo é reconhecido como um Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Em 2017, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Em 2019, Dandara teve seu nome inscrito junto ao de Zumbi no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha tem como objetivo reconhecer a luta e a resistência dessas mulheres ao longo da história, bem como destacar suas contribuições para a sociedade e cultura.

Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

/