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Na Europa

Heinz pede desculpas e para de exibir campanha

09.10.24

A marca de ketchup Heinz pediu desculpas, nesta segunda-feira (7), por uma campanha que, segundo os críticos, "continha imagem que lembrava a prática de blackface". A companhia informou que iria parar de exibir a comunicação imediatamente.

A campanha, chamada "Smiles", foi lançada na semana passada (leia e veja aqui) — e trata-se do primeiro trabalho do recém-inaugurado escritório da GUT em Nova York.

As peças publicitárias exibiam pessoas sorrindo com ketchup espalhado ao redor da boca. "It ha ha has to be Heinz"", dizia o texto, fazendo referência ao novo filme "Coringa: Delírio a Dois".

Mas alguns observadores questionaram a peça que traz um homem negro, dizendo que a imagem lembra a prática de blackface em shows do século XIX e início do século XX, onde atores brancos se pintavam para parecer pretos — recebiam características exageradas, muitas vezes incluindo grandes lábios vermelhos. Blackface é uma prática que se iniciou por volta de 1830, em Nova York. Mas não se tratava apenas de pintar a pele. Pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos. Estereótipos negativos vinham associados às piadas, nos Estados Unidos e na Europa. Atores brancos também debochavam do comportamento e do sotaque dos negros. Isso surgiu numa época em que pessoas pretas não eram sequer autorizados a subir nos palcos e atuar.

Em uma declaração ao AdAge, a empresa controladora Kraft Heinz pediu desculpas pela campanha. “Como uma empresa obcecada pelo consumidor, estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e sinceramente pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, disse um porta-voz da companhia. “Embora a intenção fosse ressoar com um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não desculpa a mágoa que pode ter causado".

Os anúncios estavam sendo veiculados na Europa, em mercados como Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália.

Esta é a segunda vez em questão de dias que a Heinz pede desculpas por uma campanha considerada racialmente insensível. A primeira campanha, criada pela VML Espanha, para molhos, no Reino Unido, foi criticada por "perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes" — ao mostrar um casal recém-casado com os pais brancos do noivo e apenas a mãe negra da noiva (veja abaixo e saiba mais sobre a campanha aqui). Heinz pediu as "mais profundas desculpas" por esse trabalho e disse que "continuará a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente".

As informações são do AdAge.

 

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