arrow_backVoltar

Na França

Google condenado por 'discriminar' anunciante

01.07.10

O órgão de regulação da concorrência na França condenou o Google por discriminação a um de seus clientes, a empresa francesa Navx, uma vez que o gigante de buscas retirou seus anúncios do site.


Essa é a primeira condenação do Google por uma instituição antitruste da Europa, de acordo com o Wall Street Journal, citado pelo Radar Econômico, do Estadão.


A Navx, que informa os locais onde há radares de trânsito, percebeu em 2009 que seus anúncios foram retirados do Google sem aviso prévio.


O site de buscas alegou que retirou as peças publicitárias porque mudou sua política em 2008, decidindo não mais promover serviços que ajudam as pessoas a evitar a fiscalização fotográfica de velocidade.


A Authorité de la Concurrance entendeu que o Google dedicou um “tratamento discriminatório” ao anunciante e determinou que o site recoloque os anúncios da Navx em até cinco dias.


Segundo a entidade, o site norte-americano abrange 90% das buscas feitas pela internet na França.


“A autoridade da concorrência disse que o Google tem uma posição dominante. Quando você tem uma posição dominante, você não pode fazer o que quer”, disse o advogado da Navx ao Wall Street Journal.

Na França

/