Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Carlos Saldanha apresenta trailer de Rio
Um dos criadores da trilogia blockbuster "A Era do Gelo", o brasileiro Carlos Saldanha, apresentou semana passada em Paris as primeiras cenas de sua nova produção, "Rio", uma história que tem como pano de fundo o Carnaval carioca.
Aos 42 anos, o prodígio dos estúdios Blue Sky, resolveu trocar os cenários e personagens da era glacial pela praia de Copacabana.
Coproduzido pela Fox, "Rio" conta a história de Blu, uma arara azul que sequer sabe voar, e que vem dos EUA para o Brasil conhecer não apenas seu país natal como também a vida fora da gaiola, ajudado por Perla, a última fêmea de sua espécie.
Antes de exibir as primeiras imagens da animação em um cinema da capital francesa, Saldanha explicou que o projeto ficou parado por quase três anos. "Depois de filmes onde só se falou de gelo, estava ansioso por voltar aos trópicos, criar algo a respeito de meu país, o Brasil, e minha cidade, o Rio, que eu deixei para ir para os Estados Unidos quando tinha 20 anos", contou.
Teve que concluir o terceiro episódio de "A Era do Gelo" --o maior sucesso de bilheteria de 2009-- antes de se dedicar a esta história que fala de aves, uma de suas grandes paixões. A história também permite que ele faça uma de denúncia, quando mostra traficantes que sequestram Blu e Perla.
"Quis criar um ambiente o mais próximo possível de minha percepção da cidade: toda vez que volto ao Rio tenho a impressão de que devo redescobrir meu país", explica.
Ele também teve que compartilhar o conhecimento sobre seu país com sua equipe americana. "Primeiro enchi duas malas com livros sobre o Rio, o Brasil e o Carnaval. Mas tive que explicar tudo, o tempo todo. Ao final de um ano, acabei levando seis membros da produção ao Rio".
A imersão cultural incluiu o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca. "Fotografamos tudo que faz essa cidade ser única, inclusive as plantas, as folhas, os insetos", recordou.
Leia matéria do UOL na íntegra aqui.