arrow_backVoltar

Na quebrada

Novo longa de Fernando Grostein sai do forno

02.10.14


Inspirado em histórias reais, o longa-metragem “Na Quebrada”, dirigido por Fernando Grostein Andrade, revela a luta e as escolhas de jovens que cresceram entre armas, crimes e muitas dificuldades: Zeca sobreviveu a uma chacina. Gerson nunca viu seu pai fora das grades. Mônica é diferente de todos da família. Junior é fascinado por consertar televisões. Joana sonha com a mãe que nunca conheceu. Esses jovens descobrem o cinema como um caminho para desafiar seus destinos.



"Na Quebrada" surgiu a partir do curta-metragem “Cine Rincão”, exibido no Festival de Veneza, em 2012, único representante brasileiro na final do Your Film Festival, que contou com mais de 15 mil inscrições do mundo todo. Realizado para um projeto de arte da revista italiana “Colors”, ligada à Benetton, que reuniu várias iniciativas globais que buscavam desafiar a injustiça social em zonas de conflito armado, “Cine Rincão” retratava a vida de um jovem da ONG Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que utilizou o cinema como ferramenta de transformação social.



Anos depois da realização do curta, o Criar completa 10 anos e, a partir de uma pesquisa feita entre seus alunos, surgiu o "Na Quebrada". Trata-se de um longa-metragem de ficção, inspirado nas trajetórias de vida de moças e rapazes, moradores da periferia de São Paulo, que estudaram no Instituto e usaram a sétima arte como instrumento de transformação e superação. 



“Na Quebrada” foi co-dirigido por Paulo Eduardo, formado na Oficina de Edição da primeira turma do Instituto Criar. Mais de 25 outros alunos da ONG foram envolvidos na produção e trabalharam na frente e atrás das câmeras.



O elenco conta com a participação de detentos do grupo de teatro Do Lado de Cá, em cenas que foram realizadas dentro da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos.



Distribuído pela Paris Filmes, o longa é uma produção da Spray Filmes, dos sócios Fernando Grostein Andrade e Cadu Ciampolini, e uma co-produção Globo Filmes e Telecine.



A Paris Filmes vai distribuir nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro um DVD com o trailer oficial do longa e um convite para que todos o assistam no cinema. Será distribuído também um kit com material promocional, para que as próprias comunidades façam o ‘boca-a-boca’ e levem espectadores às salas.



O longa tem apoio da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), parceira do Criar desde a sua fundação, em 2003.



“Na quebrada” estreia nos cinemas em 16 de outubro.



Assista ao trailer aqui.



Ficha Técnica



Direção e Fotografia: FERNANDO GROSTEIN ANDRADE

Codireção: PAULO EDUARDO

Diretora assistente: LUCIANA BAPTISTA

Argumento: FERNANDO GROSTEIN ANDRADE, JULIANA COOKIE, MARCELLO VINDICATTO e EDUARDO LYRA

Roteiro: MARCELLO VINDICATTO, FERNANDO GROSTEIN ANDRADE e ANDRE FINOTTI direção de arte: CLAUDIA CALABI

Produção executiva: EDUARDO NASSER, FERNANDA TORTURRA, FRED AVELLAR, LUIZ ALFAYA, LUIZ NOGUEIRA, TIM MAIA e CADU CIAMPOLINI

Coprodução executiva: LUCIANA BOBADILHA e LUCIA LEITE

Montagem: ANDRE FINOTTI e RAONI RODRIGUES

Fotografia da 2ª Unidade: PEPE MENDES

Trilha sonora: LUCAS LIMA

Desenho e edição de som: PEDRO LIMA

Color grading: MARCO OLIVEIRA

Finalização: SERGIO MARCELINO

Coordenação de pós produção: RODRIGO LEITE

Direção de produção: DUDU LIMA, RENATO RONDON e ALEXANDRE RATHSAM “BRIAN”

Produtor associado: CARLOS DIEGUES

Coprodutora associada: DANIELA ANDRADE

Produção: CADU CIAMPOLINI, PAULO CIAMPOLINI e LUCIANO HUCK

Distribuição: PARIS FILMES

Co-produção: GLOBO FILMES E TELECINE

Elenco: JEAN LUIS AMORIM, CLAUDIO JABORANDY, EMANUELLE ARAUJO, EUCIR DE SOUZA, MARCELO GONÇALVES E PAULA COHEN

Participação especial: GERO CAMILO

Apresentando: JORGE DIAS, FELIPE SIMAS, DAIANA ANDRADE, DOMENICA DIAS e grupo de teatro DO LADO DE CÁ 





 


Na quebrada

/