Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Som do intervalo não deve ser mais alto que o da programação
A Globo começa a aplicar, nesta quarta-feira (31), novas regras que estabelecem o controle do áudio entre as programações e os intervalos comerciais para o sistema digital, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários (Aprosom) divulga os procedimentos e padrões necessários às produções audiovisuais publicitárias para que seja controlado o loudness, eliminando assim o desconforto causado pelo aumento do nível de áudio nas entradas dos intervalos comerciais ou entre um filme publicitário e outro durante os breaks na televisão aberta e por assinatura.
Na avaliação da Aprosom, entre as iniciativas necessárias para o cumprimento da medida estabelecem-se duas categorias de áudio, semelhantes às disponíveis para imagem. A primeira, denominada Áudio Off-Line, é válida para situações em que não há garantias de que o áudio atinja os parâmetros técnicos requisitados. A outra, intitulada Áudio On-Line, será usada para os trabalhos onde os parâmetros técnicos estabelecidos serão garantidos pelas produtoras de som.
A associação defende que, além das produtoras de áudio, as agências devam criar mecanismos para se certificar do cumprimento dos novos padrões técnicos estabelecidos.
Em casos de Áudio Off-Line, torna-se necessário à agência emitir pedido formal à produtora de som para a finalização do trabalho em status On-Line. O prazo estipulado à produtora de áudio para o cumprimento desta solicitação é de 24 horas, contadas a partir do envio do pedido.