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Grafites modificados alertam para violência contra mulher
Para marca o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, neste sábado (25), o Instituto Gloria apresenta a ação “Não deixe ela virar paisagem”, criada pela Artplan, com o apoio do Metrô DF e parceria com veículos e empresas de comunicação.
Com o objetivo de conscientizar sobre a naturalização de agressões contra a mulher, murais de grafite foram colocados em Brasília, nas estações de metrô Praça do Relógio e Águas Claras.
Durante cinco dias, as ilustrações femininas das obras das artistas artistas Key Amorim e Ganjart foram se transformando de uma representação confiante e sorridente para semblantes tristes e inseguros. As mudanças representam diversos tipos de violência, como física, psicológica, patrimonial e moral.
Ambos os grafites sofreram as mesmas alterações e todas as intervenções no metrô aconteceram durante a noite. A proposta foi representar o silêncio muitas vezes existente em casos de violência contra a mulher.
A iniciativa também contou com peças para mobiliário urbano espalhadas por Brasília, com réplicas das obras de Key Amorim, reproduzidas digitalmente, que também foram modificadas durante a madrugada. A figura da mulher representada por Ganjart foi projetada em alguns painéis da cidade, seguindo a mesma lógica do mural.
Os grafites e a arte digital foram finalizados nesta sexta-feira (24), quando a mensagem foi revelada: "Vários tipos de violência aconteceram nesse muro, mas muita gente não percebeu. Não deixe a violência contra a mulher virar paisagem. Denuncie. Ligue 180”.
Há também um QR Code, que direciona as pessoas para ver a transformação completa da obra em um sistema de realidade aumentada.
"Escolhemos o grafite, sempre tão vivo, para que o Instituto Gloria possa sensibilizar a população sobre um drama social, que é a naturalização da violência contra a mulher, a partir de uma perspectiva artística. A sutileza intencional das agressões observadas nos grafites são as mesmas que muitas vezes não enxergamos em mulheres que estão sofrendo violência”, pondera Cacá Malta, diretora de atendimento da Artplan.
Ficha Técnica:
Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Instituto Gloria
Campanha: Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas
Aprovação no Cliente: Cristina Castro
Diretor-Geral: Duda Moncalvo
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Tirre
Diretor de Criação: Gustavo Dois e Thiago Diniz
Diretor de arte: Yan Viana
Redatora: Ariane Melo
Gerente de Conteúdo: Nara Grilo
Conteúdo e engajamento: Maria Elisa Medeiros, Gabriela Magalhães e Paula Ribeiro
Diretora de Atendimento: Cacá Malta
Equipe de Atendimento: Renata Vinagre, Roberta Martins e Eduarda Ximenes
Diretora de Operações: Rosa Estrella
Gerente de Projetos: Samya Barron, Bárbara Abreu e Caroline Coutinho
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Ana Reis e Ana Quintiliano
Diretora de Mídia: Maíra Orempuller
Equipe de Mídia: Vivianne Amaral e Adreson Nava
Equipe de Tecnologia Criativa: Nandico Aquino, Veri Pomarico, Cáren Nakashima
Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin
Equipe de Creative Data: Larissa Alves, Fernanda Melo, Rafael Melo e Wilas Santos
Diretor de Produção: Daniel Oda
Equipe de Produção e RTV: Sayuri Hirako, Julia Maia, Marcela Motta, Jadson Douglas e Amanda Nobre
Comitê de Diversidade: Débora Moura
Equipe de RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz
Artistas (Grafiteiras): Key Amorim e Ganjart
Apoio: Metrô DF
Parceiros: Trilha OOH, JC Decaux, Influ, Demarest, Só Reparos, Malala Filmes, Jade Hotel, Mpv7, Nokaute, Storm Lab, Cantucci Osteria, Neooh, Bdrops, Fluxo Mídia, Ledme, SBT, Metrópoles, Metrix Creators, Vivo Ads, Portal Terra, Portal Uol, Range, Clear Channel, Goon, Tomi, 29 Horas, Tv Movimento, BTarts Agenciamento e R2 Produções.