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Ao som de Tim Maia, Sadia divulga promoção de 80 anos (com entrevista)
Como parte das comemorações de seus 80 anos, a Sadia apresentou neste domingo (21), no intervalo do "Fantástico", campanha criada pela Africa Creative que promove o lançamento da promoção “80 anos Sadia Prêmios Todo Dia”, anunciada como "a maior da história da marca" e que oferecerá R$ 10,2 milhões em prêmios aos consumidores.
A estratégia se inspira na cultura brasileira e segue a tradição musical da marca na propaganda, já que os comerciais trarão paródias de "músicas chiclete", criadas com o intuito de "grudar" na cabeça do consumidor. O primeiro filme (assista abaixo) é embalado por uma paródia da canção "Não Quero Dinheiro", sucesso na voz de Tim Maia.
Protagonizando a campanha está o mascote Lek Trek, que aparece em duas versões, buscando ilustrar a evolução da Sadia ao longo dos anos e refletindo a sintonia com as diferentes gerações.
Com o objetivo de reforçar que a marca está nas casas dos brasileiros todos os dias, o esforço que divulga a promoção segue o posicionamento “Seu dia pede Sadia”, trazendo o tema para "#SadiaPrêmiosTodoDia".
"É um privilégio fazer parte da celebração de um marco tão importante quanto os 80 anos da Sadia. Nós, da Africa Creative, estamos super animados em apresentar nossa campanha para a maior promoção da história da BRF, uma iniciativa que celebra não apenas o legado da marca, mas também a cultura brasileira que nos inspira. Fizemos paródias com músicas que não saem da cabeça do brasileiro, como a do Tim Maia, para falar de uma promoção que não vai sair da cabeça de ninguém", declara Mariana Sá, coCCO da Africa Creative.
A campanha também é composta por ações de merchandising, peças para mídia digital, out of home e estratégia para mídias sociais, incluindo ações com "influenciadores", além de material para ponto de venda.
Promoção
Criada em conjunto com a Mkt House, “80 Anos Sadia Prêmios Todo Dia” irá oferecer 19.900 prêmios instantâneos de R$ 80, além de 80 prêmios diários de R$ 8 mil e um prêmio final de R$ 8 milhões para um ganhador, "o maior prêmio único da história do Brasil", segundo Luciana Bülau, gerente executiva de marketing da Sadia. Com 80 dias de duração, a ação é inspirada no número 80 e seus desdobramentos - já que a marca completa 8 décadas.
Para participar, é necessário acessar o QR Code da embalagem de qualquer produto Sadia ou o site da promoção, para cadastro pessoal e do cupom fiscal.
Luciana Bülau revelou ao Clubeonline detalhes sobre a campanha que divulga a promoção, definida pela executiva como "o maior movimento da marca dos últimos anos". Espie abaixo:
Clubeonline: Para iniciar a comemoração dos 80 anos de história da Sadia, a marca voltou a resgatar o bordão “Nem a pau, Juvenal”, em campanha lançada em janeiro e que evocou a nostalgia dos consumidores. Agora, lança uma promoção que promete oferecer o “maior prêmio da história da marca” e cuja campanha, criada pela Africa Creative, trará adaptação em homenagem a músicas "mais amadas do Brasil", como “Não Quero Dinheiro” (Tim Maia), que se tornou hit há décadas. A nostalgia também fará parte desse novo esforço de marketing? Ou a escolha das canções está relacionada a outros fatores? Quais os principais objetivos da comunicação?
Luciana Bülau: A campanha é o maior movimento da marca Sadia dos últimos anos. Ela é uma grande comemoração dos 80 anos da marca junto de uma promoção que terá um prêmio milionário.
A campanha proposta pela Africa Creative traz um resgate das músicas mais amadas, efeito "chiclete", que transcendem os gostos pessoais e de gerações, como “Não Quero Dinheiro”. Também teremos mais novidades da campanha em breve. Sadia tem tradição musical na propaganda brasileira: nos seus 50 anos, por exemplo, encantou o Brasil com a música "Perhaps Love", com Placido Domingo e John Denver, que foi um hit na época.
Além de forte apelo promocional, a campanha constrói posicionamento de marca. É democrática, abrangente e inclusiva. Também damos continuidade ao posicionamento “Seu dia pede Sadia”, trazendo o tema para "#SadiaPrêmiosTodoDia", para reforçar que a marca está presente em milhares de casas de brasileiros todos os dias.
Clubeonline: Com oito décadas de existência, a Sadia vem investindo em se conectar mais com a Geração Z – com ações como o patrocínio da companhia a festivais que atraem esse público, como o Lollapalooza. Como essa nova campanha dialoga com esse target?
Luciana Bülau: A Sadia tem como um de seus objetivos se aproximar cada vez mais do público jovem, desenvolvendo produtos e campanhas que conversem com a nova geração de 18 a 25 anos, como foi com o Lollapalooza 2024 e será com o patrocínio à NBA e presença na NBA House, que acontece em junho.
Desta vez, por ser uma campanha com foco nos 80 anos da marca, ela abrange todas as gerações de consumidores, já que todos os produtos Sadia participam da promoção. Por isso, estamos trabalhamos com comunicações para diversos pontos de contato com os consumidores e com "músicas chiclete" que atingem todas as gerações.
Clubeonline: O Lek Trek, mascote da marca, voltou a estar mais presente na comunicação da Sadia nos últimos anos. Qual será a participação do personagem na nova campanha?
Luciana Bülau: Desde o ano passado, o Lek Trek realmente está mais presente em todas as nossas comunicações. Um exemplo disso foi que reformulamos o visual de todas as nossas embalagens, que tiveram a inclusão da mascote. O resultado foi muito positivo, quando ele aparece nas nossas embalagens, há um aumento de 30% nas intenções de compra.
Para os 80 anos de Sadia, o Lek Trek é "celebridade" da campanha e da comunicação da promoção. Ele está presente em duas versões, ilustrando a evolução da marca ao longo desses 80 anos e refletindo a sintonia com diferentes gerações. O Lek Trek da Sadia é um símbolo nacional, e não poderia ficar de fora de uma ação tão significante para a marca.
Clubeonline: Recentemente, entidades, associações médicas, cientistas e ONGs lançaram campanhas e manifestos apoiando que produtos ultraprocessados sejam alvo de imposto seletivo (juntamente com cigarros e bebidas alcoólicas), além de advogarem que esses produtos não tenham alíquotas reduzidas. Associado a esse movimento, há um esforço por uma maior conscientização da população sobre a importância de uma alimentação saudável. Como a Sadia, que atua no mercado dos ultraprocessados, se posiciona em relação a esses movimentos em termos de modificações mercadológicas e de produtos e como isso se reflete na comunicação da marca?
Luciana Bülau: A Sadia, marca de alimentos mais valiosa do Brasil, é parceira de todos os perfis de consumidores há 80 anos e conhece as experiências, valores e expectativas para continuar fazendo parte do dia a dia dos brasileiros, em todos os momentos, nos próximos 80 anos.
A BRF acredita no equilíbrio entre consumo e hábitos saudáveis. Por isso, oferecermos um portfólio diverso que proporciona combinações equilibradas para todas as refeições. Para os consumidores que buscam praticidade e indulgência, oferecemos opções na linha "Hot Bowls". Para aqueles que priorizam a saúde, nosso portfólio inclui produtos in natura, bem como a linha "Veg&Tal", que oferece vegetais integrais, como ervilhas, brócolis, couve-flor e mix de vegetais.
Com seu perfil inovador, a Sadia foi pioneira em redução de sódio nos produtos processados. Já fizemos isso há cinco anos. Por essa razão, grande parte do nosso atual portfólio não contém o novo selo de lupa de sódio, gordura e açucares. Nossos alimentos congelados, por exemplo, são preservados com técnicas de ultracongelamento que evitam conservantes.
Ficha Técnica:
Título: Promoção 80 Anos Sadia
Agência: Africa Creative
Anunciante: BRF
Produto: Sadia
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Mariana Sá
ECD: Angerson Vieira
Diretor de Criação: Rafael Carvalho
Criação: Felipe Previtali, Eduardo Vilalba, Amanda Marra e Brenda Maranhão
CEO: Márcio Santoro
Co-COO: Renato Broggin
Atendimento: Fabio Losso, Jayme Neto, Gabriela Ferrante, Carmen Scorcio, Mari Max, Eduardo Chijo e Gabrielle Porto
VP de Mídia: Pedro Eustachio
Mídia: Patricia Russo, Rafaela Mourão, Juliana Alcantara, Vitória Araújo, Luciana Miranda e Nathalia Brito
Madagascar - Business Intelligence: Danielle Latérza e Bianca Vieira
Madagascar - Operação de mídia digital: Danielle Latérza, Stefani Alves de Melo, Jéssica Barboza do Carmo e Gabriela Sanchez
VP de Planejamento: Ana Kuroki
Planejamento: Luciana Mussato e Caroline Kirsch
Gerente de Conteúdo: Jamille Faziali e João Lopes
Produção Agência RTV: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto Reis, Gabriela Ferrer
Produção Filmes
Produção: Hungry Man
Direção: João Papa
Managing Partner: Alex Mehedff
Executive Producer: Alex Mehedff e Sarina D’Avila
Executive Creative Producer: Fabio Pinheiro
Creative Assistant: Leonardo Godinho e Vitória Zamfolini
Line Producer: Fernanda Kalume e Flavia Sereno
Line Producer Pós: Mariana Barbiellini
Head of Production: Gabriel Sidorenko
In-house Production Coordinator: Kika Carvalho e Rafaela Pellegrini
Coordinator Assistant: Wesley de Oliveira
Business Affairs Manager: Matheus Rosa
AD: Ulisses Serra Wermelinger Silva
Diretor de Fotografia: Alex Akira Vecchi
Diretora de Arte: Belisa Bagiani
Produção de Objetos: Fabiana Beghini e Gabriela Gioria
Figurinista: Giovanna Moretto
Diretora de Produção: Tatiana Ueda
Produção de Elenco: Giovanna Rouvier
Culinarista: Paula Rainho Food Stylist
Mockup e Efeitos: Fabiano Caldeira
Head of Post Production: Rodrigo Oliveira
Post Production Team: JP Oliveira e Michael Eduardo
Montadores: Alexandre Boechat e Ernesto Neto
Finalizador HUB: André Parizi
Pós-produtora: HUB VFX
Atendimento de Pós HUB: Aline Rota
Color Grading: Acauan Pastore
Produção/Animação/Renders Lek Trek 3D: Gabinete.co
Direção de Animação: Rodrigo “Digones” Ribeiro
Atendimento: Marcella Boneder
3D Animation: Everton Schneider
2D Animation: Pedro Miranda
Rigging / Scene Prep: Everton Schneider
Lookdev: Lucas Pereira
Assistência no set + captura de HDR: Eliel Guimarães
Produtora de áudio : S de Samba
Direcao Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira
Produtor : Diego Guimarães
Finalizadores: Antônio Arruda e Raphael Mancini
Locutor: Sergio Loroza
Coordenação: Lara Fratucelli
Atendimento : Meg Magro
Promoção
Ficha técnica agência MKT House
CEO: Claudia Rocha
Diretora de Operações: Catia Costa
Criação: Vinícius de Souza, Renan Luna e Lucas Gonçalves
Planejamento: Francini Cardinale e João Molini
Atendimento: Juliana Pileggi Suplici e Adriane Amerise
Promoções: Lilian Yonamine e Ana Paula Palácio
Pré-produção: Willian Santana e Thays Egea
Inteligência: Gabriel Garcia e Thales Henrique
BRF
Aprovação/Cliente: Marcel Sacco, Luiz Franco, Luciana Bulau, Juliana Rossi, Bruna Mezher e Debora Valente
Mídia: Sharon Harrison, Brunna Sá e Amanda Vansan
Valéria Campos