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Campanha denuncia violência e preconceito em estádios
Com o objetivo de ajudar a combater comportamentos violentos e de discriminação nos esportes, o Instituto Português do Desporto e Juventude apresenta a a campanha "#NãoSejaBullydeBancada", criada pela portuguesa Coming Soon.
O filme (assista abaixo) mostra uma série de crianças e seus testemunhos, em “off”, revelam que aprenderam com os adultos atos de violência, racismo e xenofobia.
“Precisávamos de uma frase que fosse simples e direta e resumisse o comportamento deplorável que muita
gente ainda tem quando estão a assistir num evento desportivo – são os 'Bullys de Bancada'”, lamenta o brasileiro Marcelo Lourenço, cofundador da agência e que está na ficha técnica da campanha.
“A violência, o racismo, o preconceito e a apologia à violência não são coisas bonitas de se ouvir numa campanha, mas são ainda piores de se ouvir na vida real”, observa Pedro Bexiga, diretor criativo e coautor da campanha.
O esforço será veiculado no meio digital, redes sociais e peças para mídia exterior, além de ações de ativação em
vários estádios esportivos.
Ficha Técnica:
Título: BULLY DE BANCADA
Cliente: IPDJ – INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE
Agência: COMING SOON
Produtora: ROCKY STUDIOS
IPDJ lança campanha #NãoSejaBullydeBancada
O Instituto Português do Desporto e Juventude lança hoje, dia 6 de maio, a campanha nacional #NãoSejaBullydeBancada.
A campanha foi desenvolvida em parceria e conta com o apoio das federações portuguesas de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol e pretende contribuir para a erradicação de comportamentos pouco éticos e violentos dos pais e encarregados de educação no desporto de formação.
Em vários jogos das cinco modalidades parceiras, haverá momentos específicos de sensibilização dos espectadores para o tema, para além da disseminação da mensagem através das redes sociais e publicidade estática em múltiplas plataformas em todo o território nacional.
Tendo as crianças uma forte tendência para imitar os comportamentos dos adultos que lhes servem de referência, cabe precisamente a estes últimos quebrar um potencial ciclo de perpetuação adotando atitudes consideradas como bons exemplos.
O desporto tem de ser fonte de respeito por todos os intervenientes, de ética, fair-play e a campanha #NãoSejaBullydeBancada pretende alertar para que a solução tem de começar nas camadas jovens, cujo contexto formador amplia a necessidade de se trabalhar para um ambiente mais saudável.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, sublinha a importância de uma campanha destas. “Sabemos que não há legislação perfeita que possa acabar com discursos de ódio. Mas é possível mudar, com o compromisso de todos, clubes, atletas e sobretudo os adeptos, e entre estes os pais que acompanham os seus filhos nas diferentes modalidades.”
Pode aceder aos recursos gráficos da campanha, incluindo o vídeo promocional aqui: https://bit.ly/naosejabullydebancada