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As marcas que melhor criam laços com consumidores
A empresa de consultoria de comunicação Youpper - Consumer & Media Insights apresenta o estudo “Construindo Laços Fortes de Consumo”, que buscou descobrir como as atuais formas de construir laços por meio de redes sociais digitais afetam as relações de consumo das pessoas.
Segundo a pesquisa, as marcas que melhor entenderam como "criar laços fortes" com o público por meio das mídias sociais são: Coca-Cola, Natura, Adidas, Netflix, Dafiti, Magazine Luiza, Netshoes, Samsung, Nestle e Itaú.
O estudo apurou ainda a importância ainda maior que ganhou o famoso "boca-a-boca" por influência das redes sociais: 70% acabaram comprando um produto por recomendações de outras pessoas.
Além disso, sete a cada 10 consumidores usam as mídias sociais para obter dicas de seu interesse ou buscar informações sobre determinados assuntos, assistir a vídeos para se divertir, pesquisar informações antes de fazer uma compra, assim como participar de promoções, além de acompanhar perfis de marcas e produtos.
Outro aspecto analisado pela pesquisa foi o comportamento dos usuários em relação aos “ídolos”: segundo o estudo, a maioria das pessoas apenas segue e observa o perfil dessas "celebridades" e 25% delas nem mesmo os seguem.
O estudo indica também que as marcas que melhor entendem como se posicionar diante de comentários aos quais são relacionadas e também o timing para começar a falar com cada pessoa e para finalizar uma conversa são aquelas que tiram maior proveito das mídias sociais.
"Quando se fala de marcas e empresas, a maior parte usa as redes sociais de maneira similar aos famosos, criando a sensação de distanciamento. Por isso os consumidores concentram sua interação em laços fracos, reativos, apenas observando e curtindo os conteúdos. Eles não se sentem convidados a participar de conversas com as marcas. Com maior abertura, é possível se conectar intimamente com o consumidor", defende Diego Oliveira, CEO da Youpper.
Outros dados em destaque: nove a cada 10 consumidores já descobriram marcas e produtos pelas redes sociais, sete a cada 10 já deixaram de seguir o perfil de alguma marca pelo tipo de postagens (consideradas “irrelevantes” ou “chatas”).
O estudo detectou ainda que os sites das marcas e mecanismos de buscas são os canais de acesso preferidos dos consumidores. Para os entrevistados pela pesquisa, os canais preferidos são site (55%), redes sociais (23%), e-mail institucional (10%), loja física (7%) e telefone (5%).
E como são vistos os posts patrocinados? A maioria não se importa com a característica do “patrocinado”, desde que o conteúdo seja relevante e gere identificação. "Entende-se que seja uma oportunidade para se pensar no potencial da mídia programática, mas também não fazer com que a mídia programática se transforme em mídia problemática, pois a abordagem aos consumidores precisa ser realizada de maneira inteligente e correta", ressalta Oliveira.