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Período deve movimentar R$ 53,5 bilhões no Brasil
Esse ano, o período do Natal deverá movimentar R$ 53,5 bilhões no Brasil, de acordo com projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em comparação ao ano passado, o movimento do varejo deve permanecer no mesmo patamar do último ano (descontada a inflação do período).
Ainda segundo pesquisa realizada pelas entidades, mais de 110,1 milhões de brasileiros (72%) pretendem comprar presentes de Natal este ano. Nas classes A e B o percentual de quem quer presentear sobe para 83%.
A ideia dos entrevistados, que disseram que devem comprar entre quatro e cinco presentes, é gastar R$ 116 por presente, em média. O levantamento revela que o número dos que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200 com presentes cresceu na comparação com 2017, passando de 10% para 16%. No entanto, 33% dos consumidores que ainda não decidiram qual o valor a ser desembolsado.
Além disso, 27% dos que compraram presentes em 2017 informam que irão gastar um valor superior este ano (uma alta de oito pontos percentuais na comparação com o último Natal). Outros 30% planejam gastar a mesma quantia e 22%, menos.
A maioria (56%) considera que os presentes de Natal estão mais caros em 2018 do que no ano passado. Para 28%, os produtos estão na mesma faixa de preço e 6% disseram que os preços estão menores.
Oitenta e cinco por cento dos consumidores declararam que irão pesquisar preço antes de comprar e a internet (67%) será a principal ferramenta para isso. Em relação ao local escolhido para as compras de Natal, as lojas de departamento dividem a preferência dos consumidores (42%) com as lojas online (40%) — 75% dos consumidores pela internet farão, pelo menos, metade de suas compras neste canal. Os shopping centers aparecem em seguida, com 34%, enquanto as lojas de rua foram mencionadas por 30%.
Na internet, os endereços online preferidos são sites das grandes redes varejistas nacionais (75%), sites de classificados de compra e venda (27%) e lojas virtuais especializadas em ofertas e descontos (22%).
As roupas permanecem na primeira posição do ranking de produtos que os consumidores pretendem comprar para presentear no Natal (55%). Calçados (32%), perfumes e cosméticos (31%), brinquedos (30%) e acessórios - bolsas, cintos e bijuterias (19%), completam a lista de produtos mais procurados.
A pesquisa ouviu 761 pessoas nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal. A partir de 607 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal.
Para fazer download da íntegra da pesquisa, clique aqui.