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Natal Sem Fome

Coca-Cola junta sua Caravana Social e iFood em apoio à ação

22.11.22

O Natal é uma das datas mais importantes para a Coca-Cola, que replicou no mundo a imagem do Papai Noel bonachão em suas vestes vermelhas. Da campanha publicitária às viagens de caminhão que compõem as Caravanas de Natal, que circulam por dezenas de cidades brasileiras, a marca celebra a festa com mensagens que enfatizam a magia dessa época.

Mas desde o ano passado a Coca-Cola tem mais uma ação em sua programação de final de ano: é a Caravana Social, que promove a doação para a ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo
Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. Neste ano, a Caravana Social volta a acontecer, porém ela vem reforçada: tem o apoio do iFood para ampliar as doações para a campanha Natal Sem Fome, organizada anualmente pela entidade.

A Coca-Cola já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos e ações sociais desde o início da pandemia. No caso do combate à fome ou de iniciativas focadas em segurança alimentar, a companhia fez um aporte de R$ 9 milhões nos últimos dois anos. Em 2021, na primeira edição da Caravana Social, foram arrecadados em torno de R$ 4 milhões, que foram revertidos em cestas básicas para 80 mil famílias. Os alimentos foram distribuídos pela Ação da Cidadania.

Parte desse trabalho social foi contado na quinta edição do Festival do Clube de Criação, em outubro, no painel “A fome e as marcas”, do qual participou Katielle Haffner, head de sustentabilidade, relações públicas e comunicações da Coca-Cola Brasil, junto do padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, da chef Paola Carosella, e de Rodrigo Kiko Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania (veja como foi o debate aqui).

Impacto social

Ted Ketterer, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil, ressaltou, em evento que anunciou a segunda edição da Caravana Social, na noite desta segunda-feira, 21, que o Natal é uma das campanhas mais icônicas e tradicionais da marca, sendo um momento muito aguardado tanto pelo mercado quanto pelos consumidores.

Os esforços da companhia associados à data foram lembrados por Ketterer, entre eles, claro, o filme “O Natal Sempre Encontra O Caminho, criado pela Grey global com apoio da OpenX (leia mais aqui). Ele também fez referências às Caravanas tradicionais e a árvore gigante (com 55 metros de altura) que será montada no parque Villa Lobos. Em seguida, destacou: “E vamos continuar com nossa ação social que impacta tantas famílias”.

Presente ao evento de lançamento, Kiko, da Ação da Cidadania, reiterou que o número de brasileiros que não têm acesso a alimentos supera 33 milhões de pessoas (os dados são da Rede Penssan/Vox Populi). Cerca de um ano atrás, esse quadro era de 19 milhões de brasileiros.

Kiko salientou que aproximadamente 60% da população se encontra hoje em situação de insegurança alimentar. Daí a importância de juntar forças entre todas as esferas para acabar com esse problema, que vem crescendo.

O desejo de colaborar para minimizar este cenário fez com que a Coca-Cola juntasse o Sistema Coca-Cola Brasil – composto por sete fabricantes que atuam no país – e o iFood para criarem uma grande rede de doações para a Ação da Cidadania. Além de as marcas reservarem recursos para a campanha Natal Sem Fome, os consumidores serão convidados a fazer parte desse movimento.

A Coca-Cola tem o poder de convocar”, disse Katielle, contando que o projeto passará a valer entre 01º e 25 de dezembro. A expectativa é conseguir oferecer 2 milhões de refeições, podendo chegar a 4 milhões.

Por meio de um “match funding” com o iFood e o público, a Coca-Cola pretende dobrar todas as doações feitas em uma plataforma especial do aplicativo para o projeto “Natal Sem Fome”. Além disso, o Sistema Coca-Cola Brasil dará apoio somando doações de alimentos e bebidas a populações vulneráveis em todo o país.

Katielle acrescentou que as campanhas da marca entram nos lares dos brasileiros e alcançam todos os tipos de pessoa. O filme deste ano traz o propósito de fortalecer as conexões humanas, comentou. Com o poder convocatório da marca, a ideia é formar uma rede colaborativa com ajuda dos consumidores e gerar impacto positivo na sociedade.

O público vai encontrar pontos de coleta de alimentos ou poderão fazer doações via QR Code nas grandes ativações da marca, caso da Árvore de Natal no Parque Villa Lobos e no tour das Caravanas de Natal, que farão o convite para as pessoas que acompanharem seu trajeto (as cidades por onde os caminhões vão passar podem ser conferidas aqui).

É possível fazer a diferença na vida de quem, hoje, não tem nada. A Coca-Cola mais uma vez se junta à campanha Natal sem Fome, reforçando as mensagens de solidariedade e esperança”, disse Kiko, da Ação da Cidadania. Para fazer doações para a campanha, basta entrar no site Natal Sem Fome.

Natal Sem Fome

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