arrow_backVoltar

Negra com mão branca segurando diploma

Peças do MEC nas redes sociais são consideradas 'racistas'

15.06.19

O Ministério da Educação está sofrendo diversas críticas do público, na internet, depois de postar, em suas redes sociais, imagem e vídeo que foram considerados "racistas".

No Twitter, o órgão publicou a foto de uma jovem negra que aponta para uma outra imagem, sobreposta, que traz uma mão branca segurando um diploma (veja aqui).

No Instagram oficial do MEC, um vídeo traz ambas imagens e acrescenta uma terceira. Escondendo o rosto da moça afrodescendente, sobrepõe-se a foto de uma mulher branca, com cabelos lisos.

As peças estão sendo bastante criticadas e internautas acusam o Ministério de "racista", por sugerir que a pessoa "entra na universidade negra" e "sai branca".

Para a Folha de S.Paulo, o MEC se posicionou dizendo que "a campanha tem por finalidade informar aos estudantes, que realizaram a prova do Enem, que eles terão oportunidade de utilizar a nota do exame para ingressar em universidades públicas e particulares por meio do Sisu, ProUni e Fies".

De acordo com o texto enviado ao jornal, "a intenção é enfatizar que as oportunidades são iguais para todos os candidatos, e a linguagem escolhida foi a sobreposição de imagens que demonstram a variedade de cor, raça e gênero".

Com informações da Folha.

Negra com mão branca segurando diploma

/