arrow_backVoltar

Next Creative Leaders

Tem brasileiras entre as vencedoras

29.10.20

The One Club for Creativity e The 3% Movement anunciam as vencedoras da Next Creative Leaders 2020, que identifica e celebra mulheres criativas e profissionais não-binárias que representam o futuro da criatividade. De 25 talentos destacados, quatro são brasileiras.

A lista da Next Creative Leaders é baseada no portfolio de talentos criativos que atuam como redatoras, diretoras de arte, ACDs e diretoras de criação, que estão desenvolvendo um trabalho inovador e ajudando a transformar a indústria para um futuro mais diverso.

É feito um top 10 e nessa relação está uma brasileira: Marina Erthal, diretora de criação na CuboCC.  Nesse grupo está também Sara Uhelski, redatora freelancer baseada em San Francisco. Ela atuou na ID\TBWA antes de se mudar para a Califórnia, onde passou pela Pereira & O'Dell, Intel e mais recentemente TBD.

Na lista das vencedoras da região América Latina estão Mariana Albuquerque, redatora sênior na Rothco em Dublin (parte da Accenture Interactive), e Erika Moreira, redatora da AKQA São Paulo.

No ano passado, duas brasileiras foram vencedoras: a mineira Mariana Oliveira, então associate creative director da BBDO de Nova York (atualmente na Anomaly USA), e a paranaense Caro Rebellocreative director da McCann de Nova York (relembre aqui).

Elas automaticamente passaram a ser integrantes do júri deste ano, que contou com mais três brasileiros: Laura Florence, ECD da Havas Health & You, Arício Fortes, CCO da BBDO China, e Luiz Sanches, sócio e CCO da AlmapBBDO.

Para Marina Erthal, o reconhecimento traz grande responsabilidade. “Me deixa ainda mais motivada, além de ter um grande significado pra mim. Queria agradecer a todos os chefes, duplas e colegas de trabalho que tive na minha carreira. Com certeza eles me ajudaram a chegar até aqui”. Ela é de Cuiabá e se mudou para São Paulo em 2009, após ter vencido o realityO Aprendiz”. Ficou 11 anos na Y&R, criando para anunciantes como LG, Bic, Vivo, Honda e Habib's. Na CuboCC, trabalha para marcas como Spotify, Audi e TikTok.

Erika Moreira, que mudou radicalmente sua carreira – trocando a veterinária pela publicidade –, disse que o prêmio alimenta o desejo de chegar à liderança criativa. “Quero inspirar outras mulheres que são ‘fora da bolha’, que muitas vezes não têm nenhum contato, mas se mantêm firmes, se mostrando exaustivamente para o mercado para serem reconhecidas pelo talento que têm. Quando eu chegar lá, espero ser uma facilitadora desse processo, porque eu, mais do que ninguém, sei como ele é”. Nascida em Brasília, ela veio para São Paulo e participou do programa Os Kennedys da Wieden+Kennedy, onde, após nove meses passando por todos os departamentos da agência, se estabeleceu na criação. Dois anos depois, foi convidada para integrar a AKQA.

Mariana Albuquerque comemorou o resultado, fazendo referência a outras criativas. “É uma honra ter o reconhecimento que tantas mulheres inspiradoras receberam nos últimos anos. Ainda mais com trabalhos 100% brasileiros. Só tenho de agradecer a quem me deu espaço para mostrar meu trabalho e crescer. Quero ver cada vez mais os rostos das criativas brasileiras nessas premiações”, declarou. Mariana saiu de Brasília para estudar em São Paulo na Miami Ad School. Seu início foi na GTB/JWT. Depois, atuou na Isobar, Publicis, Ogilvy e FCB. Está na Rothco desde abril de 2019.

Listada no Top 10, Sara celebra a conquista. "Ser reconhecida como uma Next Creative Leader me deixa muito feliz e orgulhosa da minha trajetória. Acho que nunca estamos completamente satisfeitos com o nosso trabalho, então essa validação externa me deixa muito contente, de verdade. Fora o orgulho de representar o Brasil com trabalhos que fiz atuando aqui fora. Espero que isso sirva de incentivo para outras mulheres que estão começando, de que podemos sim sonhar alto e correr atrás desses sonhos, quaisquer que eles sejam”. Jornalista de formação, ela trabalhou como repórter na Folha de S. Paulo e Record antes de se aventurar na propaganda.

Confira as vencedoras do Top 10 e da América Latina – a lista completa está aqui.

Top 10

Astrid Andujar, Art Director, Droga5, New York
Fatima Ansari, Copywriter, BBDO Pakistan
Sarah Berro, Associate Creative Director, Impact BBDO, Dubai
Marina Erthal, Creative Director, CUBOCC, Sao Paulo
Lauren Ferreira, Creative Director, Droga5, New York
Lauren Haberfield, Associate Creative Director, BETC, Paris
Elma Karabegovic, Associate Creative Director, FCB Toronto
Chloe Saintilan, Associate Creative Director, R/GA, New York
Imen Soltani, Copywriter, TBWA\Media Arts Lab, Los Angeles
Sara Uhelski, Copywriter, Freelancer, San Francisco

Latin America

Mariana Albuquerque, Sr. Copywriter, Rothco, part of Accenture Interactive, Brasilia
Erika Moreira, Copywriter, AKQA, Sao Paulo

Next Creative Leaders

/