arrow_backVoltar

No Brasil

Instagram restringe perfis de adolescentes

11.02.25

O Instagram anuncia que está implementando a "Conta de Adolescente" no Brasil. O recurso restringe perfis de adolescentes (entre 13 e 17 anos) e permite que seus pais tenham maior controle sobre as configurações das contas dos filhos na plataforma.

Menores de 18 anos que se cadastrarem no aplicativo terão automaticamente sua conta configurada como privada, ou seja, novos seguidores só são aceitos depois de aprovados pelo usuário.

Os conteúdos desses perfis não poderão ser visualizados ou compartilhados por pessoas que não o seguem. 

Os adolescentes também só poderão receber mensagens de pessoas que eles seguem ou que estejam conectados. Além disso, as notificações serão silenciadas entre 22h e 7h.

Para os menores de 16 anos, a conta privada também será válida para aqueles que já são cadastrados no Instagram. Esse público precisará de autorização dos pais para alterar as configurações de privacidade.

O Instagram também promete aplicar filtros mais restritos para conteúdos sensíveis (como postagens que abordam violência, procedimentos estéticos ou temas que possam contribuir para transtornos alimentares, por exemplo).

A "Conta de Adolescente" foi apresentada pela Meta, dona do Instagram, em setembro do ano passado (aqui). Em janeiro, a empresa anunciou que filtros de realidade aumentada (AR) desenvolvidos por terceiros não estariam mais disponíveis no Instagram, no Facebook e no Messenger (leia aqui).

Em dezembro de 2024, a rede social de vídeos curtos TikTok anunciou a adoção de uma nova política que proíbe menores de 18 anos a acessar filtros que alteram artificialmente características faciais (leia aqui).

 

No Brasil

/