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No Brasil

Refrigerantes deixarão de fazer propaganda dirigida a crianças

02.03.16

Empresas fabricantes de refrigerantes e de sucos artificiais decidiram parar de veicular propaganda direcionada a crianças até 12 anos, de acordo com consenso entre os membros da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), que reúne grandes empresas como Coca-Cola, Pepsi e AmBev.

As marcas deixarão de exibir publicidade em programas que tenham 35% ou mais de seu público formado por menores de 12 anos.

A Abir também está avaliando a possibilidade de interromper a venda das bebidas com alto teor de açúcar em cantinas de escolas no Brasil. A entidade quer ouvir a sociedade para saber se a medida é viável.

Em abril de 2014, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), ligado à Presidência da República, considerou "abusivo" o direcionamento de publicidade para crianças (leia aqui).

Segundo os fabricantes, no entanto, não foi o Conanda que influenciou a decisão, que teria sido tomada a partir de exemplos de outros países.

As informações são de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

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