No Google Maps

Boticário facilitará busca de locais para reciclagem

28.06.23

O Boticário e Google anunciaram uma parceria de dois anos dirigida para a economia circular. A iniciativa visa ajudar as pessoas a encontrar no Google Maps pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades. Além disso, serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um desses lugares, de garrafas plásticas a eletrônicos, de lâmpadas a baterias.

O acordo prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem pelo Brasil a partir das próximas semanas. Os dados serão sinalizados com o atributo de reciclagem da plataforma do Google, com apoio do Boticário. O número deve chegar a 10 mil pontos ao longo da parceria entre as empresas.

A lista de pontos de reciclagem vai incluir os locais disponíveis do Boti Recicla, programa de logística reversa do Boticário que conta com mais de 4 mil pontos de coleta no país.

O Google vai adicionar no Maps dados coletados e tratados pelo site eCycle. Entre os pontos relacionados estão ONGs, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo as do Boticário, que recebem materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.

Para encontrar locais para fazer o descarte correto de materiais, basta pesquisar na busca do Google ou diretamente no Google Maps termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim. Ao selecionar o lugar, as pessoas encontrarão informações atualizadas sobre os tipos de resíduos que podem ser entregues no local, endereço e telefone. Será possível salvar o endereço para visitar depois e traçar uma rota para chegar até lá.

A aliança entre as empresas procura atender uma demanda crescente dos brasileiros, que já vêm procurando saber mais sobre onde reciclar materiais. Dados do Google mostram que esse é o segundo tópico relacionado à sustentabilidade mais buscado no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados a mudanças climáticas.

Dentro dessas buscas, as principais questões estão relacionadas aos materiais que podem ser reciclados. “Nós esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirmou Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América Latina. Para Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto, há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade.

Renata Gomide, vp consumer do Grupo Boticário, declarou que a parceria reforça o compromisso da marca em gerar impacto positivo para a sociedade. “Para além das nossas metas e compromissos para o futuro, quando falamos em agenda ESG, queremos ocupar um espaço relevante enquanto agente social capaz de promover transformações. Essa parceria alia sustentabilidade à tecnologia para otimizar a jornada do consumidor que já tem consciência sobre como descartar resíduos, mas não encontra informações sobre onde e como fazê-lo”.

No Google Maps