arrow_backVoltar

No ônibus

TVO está em fase de testes

10.09.07

A TVO, nova mídia digital móvel de veiculação de conteúdo e publicidade nos ônibus de São Paulo, criada pela holding Mixer Participações, já está em fase de testes.


O investimento inicial declarado é de R$ 3 milhões. Em outubro estarão instalado cerca de 1500 monitores em 500 ônibus da cidade de São Paulo. No início de 2008, serão cerca de 1200 ônibus, promete a Mixer.

O acordo fechado entre a TVO e as empresas de ônibus, ainda segundo a Mixer, cobre mais de 80% do total de ônibus circulantes na cidade de São Paulo. O que permitirá a instalação da TVO em 6,5 mil veículos do total de 8 mil.

Nessa primeira fase, os comerciais entrarão em rede, em todo o circuito. A partir do ano que vem, será possível contratar mídia segmentada.


"Não existe zapping nesta mídia, ou seja, temos toda a atenção do espectador", diz João Daniel Tikhomiroff, presidente da Mixer.


O conteúdo oferecido será um mix de humor, informação, cultura, esporte e lazer, viabilizado por anunciantes. Não haverá áudio nos programas exibidos. A interferência de barulhos externos e a liberdade dos usuários que querem conversar entre si foram levados em conta nessa decisão.


As informações da TV terão duração curta, para não criar frustração no público que está subindo e descendo dos ônibus. Os breakes comerciais também serão curtos, com até 90 segundos.


A base do sistema é a transmissão de conteúdo em vídeo digitalizado a partir de uma central de operações que armazena estes arquivos em um data center.

Diariamente, os arquivos programados para exibição no dia seguinte são organizados em uma play list e enviados para servidores locais, nas garagens das empresas de transporte urbano,  via conexões de dados IP ou dedicadas.

Ao final do expediente, na medida em que os ônibus equipados com o sistema se aproximam da área de abastecimento e lavagem, são detectados por um sistema wireless, que automaticamente atualiza os arquivos na memória. Na manhã seguinte, ao se iniciar o serviço, o sistema faz o looping do conteúdo e publicidade ininterruptamente em monitores de LCD instalados no veiculo, até que o serviço seja encerrado.


 Eduardo Aidar, ex-Meio & Mensagem, é diretor associado da TVO. 

No ônibus

/