arrow_backVoltar

No Reino Unido

Comercial da Camden Town Brewery é banido por 'apelo infantil'

23.08.23

A Camden Town Brewery terá que tirar do ar o comercial para TV que integra a campanha "Make the Fresh Tasting Choice", criada pela Wieden+Kennedy London (leia e assista aqui), depois que a Advertising Standards Authority (ASA), órgão que controla a publicidade no Reino Unido, decidiu que o filme poderia atrair crianças.

Veiculada pela primeira vez em abril, a peça traz um “personagem animado em forma de bolha” e um “tour de fantasia pela cervejaria”, os quais provavelmente seriam considerados "atraentes por um público menor de 18 anos", na avaliação da ASA.

O comercial mostra uma mulher no pub, quando é sugada pelas torneiras e transportada para uma cervejaria. Lá, ela conhece um personagem parecido com uma bolha que emerge de um rio de cerveja ao longo do qual ela viaja em um copo de cerveja.

A "bolha", que segundo a ASA poderia “parecer um personagem fictício de um livro infantil ou programa de TV”, oferece cerveja para a mulher, antes de fazer um sinal de positivo com o polegar e piscar para a tela no final do filme.

A AB InBev, proprietária de Camden Town, disse que a inclusão de personagens animados por si só não faria uma peça ter forte apelo para menores de 18 anos. Argumentou que as vozes dos personagens – fornecidas pela comediante Sarah Levine e pelo artista britânico Jammer – e a música foram escolhidas especificamente para evitar atrair crianças. E acrescentou que um pub e de uma cervejaria são "ambientes nos quais os menores de 18 anos não teriam experiência”.

A ONG de publicidade Clearcast afirmou que trabalhou em estreita colaboração com a Camden Town para ajudar a empresa a garantir que o personagem do guia de cerveja “provavelmente não teria nenhum forte apelo juvenil”, citando a falta de “características fofas”, como lábios grandes ou olhos grandes.

A ASA reconheceu que o cenário e o estilo de animação do comercial não seriam necessariamente “familiares ou atraentes para menores de 18 anos”, mas manteve a decisão de suspensão com base no “mundo de aparência fantástica” repleto de cores “ousadas e marcantes” que atrairia um público mais jovem.

O órgão também rejeitou a defesa da Clearcast do personagem, afirmando que era “de cores vivas, arredondado e poderia mudar de forma”. Eles notaram ainda seu comportamento “lúdico e imprevisível”.

Leia e veja anterior sobre o assunto, aqui.

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

 

No Reino Unido

/