Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
BMW tem que tirar post de cena
Entidade representativa dos anunciantes no Reino Unido, a ASA (Advertising Standards Authority) repreendeu a BMW por incentivar, em uma de suas ativações nas redes sociais, o uso de velocidade excessiva para destacar a potência de seu novo modelo, o M235i. A peça, publicada no perfil inglês da montadora alemã no Twitter (@BMW_UK), destacava: Fazendo de 0 a 100 kmhora em apenas 4,8 segundos, o novo #BMW235i promete a você um inferno de passeio. A imagem traz o veículo em uma curva com o fundo destorcido, ilustrando a suposta altíssima velocidade.
A reclamação central da ASA é de que a imagem, junto ao texto, encoraja o uso de velocidade excessiva aos motoristas, bem como a direção perigosa. Diante da posição da entidade, a BMW argumentou que o tweet não tinha o objetivo de encorajar o motorista a dirigir de forma irresponsável ou violar a lei, mas sim transmitir a dinâmica de condução do M235i. Completou ainda dizendo que a imagem destorcida ilustra movimento, não velocidade excessiva, e que a frase um inferno de passeio se refere às características esportivas e de direção do modelo.
Em resposta, a entidade dos anunciantes disse entender a intenção da BMW com o tweet, mas alertou novamente que efeitos cumulativos referentes a velocidade, citando imagem e texto usados, podem sim servir como incentivo ao abuso por parte dos motoristas. Como posição final, a ASA solicitou que a montadora alemã não volte a utilizar a velocidade e potência de aceleração de seus veículos como mensagem central de sua comunicação de marketing.