arrow_backVoltar

No Rio

Mural em homenagem a mulheres da Mangueira

02.08.24

Com o objetivo de ajudar a reconectar a comunidade com suas raízes culturais e históricas, um mural do projeto “Ecos da Mangueira: grafitando tradições femininas” será inaugurado neste sábado (3), no Rio de Janeiro.

A partir de uma parceria com a SuperVia, a obra de arte urbana da artista Malu Vibe fica em um muro próximo à estação Mangueira/Jamelão.

O projeto foi realizado pela ONG Associação de Meninas e Mulheres do Morro, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec).

A obra, que levou dois meses para ser concluída, celebra a história e a representatividade de quatro mulheres da Mangueira: Alice de Jesus Gomes Coelho (Tia Alice), atleta, enfermeira e criadora da Vila Olímpica da Mangueira; Jacintha de Oliveira Ferreira (Vó Jacintha), que instruiu centenas de crianças do Morro da Mangueira; Dolores de Souza Lemos (Tia Dolores), parteira e membro da velha guarda da Estação Primeira da Mangueira; e a atleta Silvina Pereira, da ONG “Meninas e Mulheres” na comunidade da Mangueira.

"Não é possível falar de cultura e história do Rio sem passar pela ferrovia. E é por isso que estimulamos e temos orgulho de receber trabalhos como este em nossos espaços", declara Juliana Barreto, gerente de comunicação e sustentabilidade da SuperVia.

No Rio

/