Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Bob Dylan, referência na publicidade também
Ganhador do Nobel de Literatura deste ano, anúncio feito nesta quinta-feira, 13, Bob Dylan é também um nome forte na publicidade. Suas canções embalaram alguns comerciais, mas ele já estrelou campanhas, como um filme para a Victoria’s Secret. Um filme, aliás, toca exatamente nesse ponto: é um comercial da IBM de 2015, em que Watson, o sistema de inteligência artificial da Big Blue, conversa com o cantor e elenca essas peças. Por que ele fez isso, pergunta Watson na versão estendida da campanha? “Por que precisava de dinheiro?” Dylan responde “isso soa correto”. E assim vai replicando a frase para outras questões feitas pelo sistema.
Em dado momento da campanha, criada pela Ogilvy & Mather de Nova York, Watson comenta: “minha análise mostra que seus principais temas são sobre o tempo que passa e sobre o amor que se desvanece”. Na versão de 30 segundos, o músico chega a falar para a máquina: “talvez devêssemos escrever uma canção juntos”.
Antiga rival da Apple, o filme da IBM poderia ser uma resposta a uma campanha muito famosa da empresa fundada por Steve Jobs, notório fã do cantor: “Think Different”, de 1997, da TBWA\ Chiat\ Day. No filme, o cantor aparece entre outras personalidades. Em 2006, a Apple voltou à carga e colocou Dylan cantando para destacar o iPod. Quatro anos depois, foi a vez do Google recorrer ao legendário artista, mas por meio de cenas extraídas de um filme de 1965 para uma campanha do Google Instant.
O mencionado comercial da Victoria’s Secret, “Angels in Venice”, foi em 2004, o que gerou buzz, já que em 1965, em uma coletiva de imprensa, Dylan declarou que se fosse vender algo por meio de um comercial seriam roupas de mulher, arrancando risos na ocasião. Mas ele não se limitou, claro, às vestimentas femininas. Em 2007, o cantor esteve numa campanha da Cadillac. Em 2009, ele voltou a aparecer em mais um comercial, para a Pepsi, no intervalo do Super Bowl, com ajuda de Wil.I.Am. Em 2014, a Chrysler convocou o músico para um filme também exibido em um break da grande decisão do campeonato de futebol americano. Por sinal, naquele mesmo ano, outro comercial do Super Bowl contou com uma contribuição do cantor. A Chobani embalou seu filme com a canção “I want you”.
Bob Dylan é ainda um vencedor em Cannes. Em 2014, a ação “Bob Dylan Like a Rolling Stone”, feita para a Sony Music pela Interlude para ser um clipe interativo dessa canção tão icônica (veja mais abaixo um teaser), conquistou quatro Ouros, entre outros Leões. O projeto pode ser conferido aqui: http://video.bobdylan.com/desktop.html.
Em razão dos comerciais, o cantor foi acusado por alguns fãs de ter se “vendido”. Mas, como é sugerido na versão estendida do filme da IBM com o Watson, Dylan não parece se incomodar com isso. E as agências também não.
Confira essas campanhas nesta página (há as duas versões do filme da IBM).