arrow_backVoltar

Nocaute

Philips deixa mercado de TVs

19.04.11

A holandesa Philips, última grande fabricante europeia de televisores, anunciou que abandonará a atividade, por conta da competição com as rivais asiáticas.


A divisão de televisores da Philips será transformada em uma joint venture com a TPV Technology, de Hong Kong, em que a companhia holandesa terá 30%.


A TPV é dona da marca AOC. As duas empresas ainda não sabem informar qual será o impacto do acordo no Brasil, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, citando AFP.


A Philips enfrenta a japonesa Sony e principalmente as sul-coreanas Samsung e LG, que diminuíram os preços de seus televisores graças a um modelo de produção de alto rendimento, beneficiado por moeda nacional desvalorizada.


As vendas de televisores da Philips - que são fabricados no Brasil, Argentina e Hungria - representavam, em 2005, 25% do faturamento total do grupo, ficando em somente 13%, em 2010.


A joint venture não poderá vender televisores na China, Índia, EUA, Canadá, México e em alguns países da América Latina, que a Philips não quis precisar, porque neles possui acordos que permitem a outros fabricantes usar a marca Philips.

Nocaute

/