Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Binance faz acordo com a Justiça com multa de US$ 4 bi e saída do CEO
A Binance fez um acordo nesta terça-feira, 21, com o Departamento de Justiça dos EUA em um processo no qual a corretora de criptomoedas é acusada de violar leis de combates à lavagem de dinheiro. A empresa e seu CEO, Changpeng Zhao, confessaram culpa e, como resultado, deverão pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões. Além disso, Zhao, que também é um dos fundadores, deverá se retirar do comando.
O acordo foi fechado para que a Binance pudesse continuar operando. A Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities, que regula o mercado de commodities, também está contemplada na decisão dos promotores. Em março, o órgão abriu um processo contra a empresa e Zhao, com mais acusações, entre elas, fraude e exercício da atividade de forma ilegal.
Outra definição do acordo é que Zhao poderá manter sua participação majoritária nas ações. No entanto, ele não voltará a ocupar nenhum cargo executivo na empresa.
Em um post no X, antigo Twitter, Zhao - que também é conhecido como CZ - anunciou quem o substitui na corretora: Richard Teng, até então chefe global de mercados regionais.
Zhao declarou ainda, no post, que agora fará uma pausa, já que, segundo ele, não teve nenhum dia livre nos últimos seis anos e meio. Em relação a seu futuro, ele disse que provavelmente fará investimentos em startups nas áreas de blockchain, Web3, DeFi (serviços e produtos financeiros, como empréstimos, que rodam em uma blockchain), IA e biotecnologia.
"Não consigo me imaginar sendo um CEO dirigindo uma startup novamente. Estou contente em ser um empreendedor one-shot (sortudo). Caso haja interessados em me ouvir, posso estar aberto a ser mentor de um pequeno número de futuros empreendedores. Pelo menos posso dizer o que não fazer", escreveu.