Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Amazon remove método que dispensava passar pelo caixa
A ideia era revolucionária, mas não deu certo nos EUA. Esse pode ser o resumo do que ocorreu com a rede Amazon Fresh, da gigante Amazon, e uma tecnologia que gerou boa repercussão à época, o “Just Walk Out”. Lançado no final de 2016, para um tipo de mercado de conveniência chamado Amazon Go, em que o cliente entrava na loja, registrava seu smartphone, fazia suas compras e saía sem passar por um caixa, o método foi incorporado depois pela Amazon Fresh, que o adotou em 27 unidades. E ele acaba de ser dispensado.
No lugar dessa tecnologia, entra outra. As mais de 40 lojas da Amazon Fresh nos EUA terão à disposição o Dash Cart, um carrinho de compras inteligente, equipado com scanner e tela. O modelo traz lista online, verifica as compras e fornece outros dados para facilitar a vida do consumidor.
O “Just Walk Out” também prometia ser um facilitador, mas o cliente não aderiu tanto à proposta. Principalmente quando se tratava de compras em grande quantidade. Segundo a Amazon, o método funciona melhor em lojas menores. Em comunicado, a big tech informou que a tecnologia continuará sendo empregada nas lojas Amazon Go e na Amazon Fresh de formatos menores que existem no Reino Unido. Também poderá ser usado em locais de terceiros, como estádios.
Mas não foi só essa a questão em relação ao “Just Walk Out”. Uma reportagem do site The Conversation apontou que as lojas equipadas com a tecnologia, na verdade, tinham de ser monitoradas por cerca de mil empregados que trabalhavam de forma remota, da Índia. De acordo com o The Conversation, os funcionários viam imagens das câmeras de segurança das lojas para conferir as compras.