arrow_backVoltar

Nos EUA

Trump assina ordem que adia suspensão do TikTok

21.01.25

Donald Trump, presidente dos EUA, assinou nesta segunda-feira (20) uma ordem executiva para atrasar em 75 dias a aplicação de uma proibição do aplicativo de vídeos curtos TikTok no país, que estava programada para ser encerrado em 19 de janeiro, leia aqui.

Segundo a Reuters, Trump diz na ordem que a suspensão servirá para "permitir que minha administração tenha a oportunidade de determinar o curso de ação apropriado com relação ao TikTok".

Trump também orienta o Departamento de Justiça dos EUA a emitir cartas para empresas como a Apple, o Google e a Oracle, que trabalham com o TikTok, "declarando que não houve violação do estatuto e que não há responsabilidade por qualquer conduta que tenha ocorrido durante o período especificado acima", ou seja, a partir do último dia 19, quando a proibição teria início.

O presidente norte-americano afirma que os EUA poderão firmar um acordo com a plataforma, mas defendeu que o país tenha direito a metade do TikTok. “Talvez eu não faça o acordo, talvez eu faça. O TikTok não vale nada se eu não aprovar. Se eu não fizer o acordo, não vale nada. Se eu fizer o acordo, vale US$ 1 trilhão”, declarou.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Nos EUA

/