Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Cliff Freeman encerra atividades
A agência Cliff Freeman & Partners, inaugurada em 1987 e sediada em Nova York, com satélite em Tampa, na Flórida, está encerrando suas atividades.
O mais importante cliente da agência, Baskin-Robbins, enviou à imprensa o seguinte aviso: "Baskin-Robbins comunica que Cliff Freeman & Partners fechou suas portas. Nós já estamos realizando uma pesquisa em busca de nova agência parceira". Veja comerciais recentes criados para o cliente aqui e aqui.
Outras contas atendidas recentemente pela agência são Barnes & Noble, Valley National Bank, Snapple, Invisible Children, Michelin Guide, Quiznos, Bonefish Grill e Saudi Airlines.
O antigo site da agência - http://cfpnyc.com/ - foi modificado há pouco tempo e mudou-se para http://www.clifffreeman.com/, que continua no ar, bem como a página da CFP no Facebook.
No início de 2009, a holding canadense MDC anunciou que vendeu os 20% que possuia da Cliff Freeman & Partners de volta à própria agência.
A CFP, uma botique criativa, criou campanhas que marcaram época para clientes como Outpost.com, Dr. Pepper e Fox Sports, entre outras.
O AdAge ouviu diversos executivos do mercado publicitário norte-americano, que apontaram diferentes motivos que podem justificar o colapso da agência. Talvez ela possa ser considerada "old-school", por ter acumulado mais reputação com a criação de comerciais do que com cross-discipline ou mídia digital. Talvez uma agência independente tenha se mostrado mais vulnerável frente à crise econômica norte-americana. Talvez a CFP não tenha sido competente na reposição de clientes perdidos.
Assista também o vídeos How an ad agency works, produzido pela agência em 2006, aqui.
Leia matéria do AdAge na íntegra aqui. Leia anterior da Adweek aqui.
Triste notícia.