Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dan Wieden, aos 77 anos
Dan Wieden, cofundador da Wieden+Kennedy e criador campanha “Just Do It”, da Nike, faleceu na última sexta-feira (30 de setembro), aos 77 anos. A agência informou que ele "morreu pacificamente com sua esposa ao seu lado".
Wieden lançou a W+K com David Kennedy em 1982, depois que a dupla deixou a McCann-Erickson em Portland, levando a conta da Nike. A campanha “Just Do It” estreou em 1987.
A morte de Wieden ocorre quase um ano após o falecimento de seu parceiro Kennedy (leia aqui). O One Club resumiu seu relacionamento desta maneira em sua entrada no Creative Hall of Fame: "Embora eles compartilhassem uma aversão ao convencional, eles diferiam de maneiras correspondentes. Dan era volúvel onde David era contemplativo. Dan era selvagem, David disciplinado. Dan estava sempre buscando o inexperiente e desconhecido; David encontraria o precedente que poderia ancorá-lo em uma realidade compreensível. Mais importante ainda, David – um homem conhecido por vasculhar seu escritório e gritar de emoção ao encontrar a fonte exata certa para uma composição – ensinou a Dan que a publicidade pode ser divertida."
Wieden foi introduzido no One Club Hall of Fame, no Art Directors Club Hall of Fame e no American Advertising Federation Hall of Fame. Recebeu o President's Award do D&AD, o prêmio pelo conjunto da obra do Clio, e em 2012 recebeu o prêmio Lion of St. Mark do Cannes Lion.