Nota de falecimento

Mauro Salles, aos 90 anos

12.02.23

Jornalista e publicitário, Mauro Salles morreu na noite do sábado 11, aos 90 anos. Estava doente havia 16 anos. Foi internado em 04 de dezembro no hospital Albert Einstein, onde faleceu por causas naturais, conforme comunicado da família.

Mauro fez história na publicidade e no jornalismo. No mercado de comunicação, amealhou diversos prêmios. Também teve atuação política, chegando a coordenar, em 1984, a campanha de Tancredo Neves à presidência da República.

Pernambucano, Mauro mudou com sua família para o Rio de Janeiro em 1942, aos dez anos. Formou-se em direito e jornalismo. No início dos anos 50, começou no jornalismo trabalhando no escritório da sucursal da revista norte-americana Life, no Rio, como assistente de fotografia.

Em 1954, entrou para o jornal O Mundo como repórter de política. No ano seguinte, foi convidado por Roberto Marinho para trabalhar na Rio Gráfica Editora, onde criou um departamento de promoções e relações públicas. A partir daí se iniciou sua história com o grupo Globo. Em outubro de 1955 ingressou no jornal O Globo, onde permaneceu por 11 anos, atingindo o cargo de diretor de redação. Mauro teve ainda participação fundamental no lançamento da TV Globo, onde foi diretor de jornalismo e programação em 1965.

No ano seguinte, deixou o grupo para fundar uma agência de publicidade, a Mauro Salles Publicidade. Ela foi inicialmente montada no hotel Jaraguá, no centro de São Paulo. Dois anos depois, a empresa incorporou a Interamericana, tornando-se a Salles Interamericana. Posteriormente, a agência passou a ser Salles D’Arcy e Publicis Salles Norton.

Mauro retornou para o grupo Globo em 1978, assumindo uma das vice-presidências, sendo responsável pela rede de televisão, pelas emissoras de rádio e pela sucursal do jornal O Globo em São Paulo. Ficou por pouco tempo.

Em 1991, Mauro Salles passou a presidir a Salles Vídeo Internacional, que operava no mercado de importação e exportação de filmes e programas para TV. Também presidiu o conselho da Salles/DMB&B.

Foi presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e da Federação Brasileira de Publicidade (Febrasp). Em maio de 1980, presidiu a International Advertising Association (IAA).

No mesmo ano, liderou a criação do Código de Ética da Publicidade Brasileira. Em 1985, ocupou o cargo de diretor do Conselho Nacional de Propaganda (CNP).

Autor de diversos livros de poesia, Mauro Salles foi enterrado no domingo, 12, em cerimônia reservada. Deixa esposa, Thereza, com quem estava casado havia 64 anos. Os dois tiveram três filhos, dez netos e dez bisnetos. O filho Paulo Salles, que chegou a ser CEO da Publicis Worldwide para América Latina, faleceu em 2016, aos 60 anos.

Nota de falecimento