arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Silvio Santos, aos 93 anos

17.08.24

Morreu  neste sábado, 17, às 4h50, Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, após 17 dias internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção causada pelo vírus H1N1. A família comunicou que não haverá velório público.

Nascido na Lapa, no centro do Rio de Janeiro, era filho de Alberto Abravanel (1897–1976), um comerciante da cidade de Tessalônica, na Grécia, e de Rebeca Caro, oriunda da Turquia. O casal migrou para o Brasil em 1924.

Silvio era o primogênito de seis filhos. Aos 14 anos, começou a trabalhar como ambulante pelas ruas. E foi gritando para atrair clientes que chamou a atenção e conseguiu um teste na Rádio Guanabara. Mudou-se para São Paulo em 1950, aos 20 anos, onde começou a trabalhar em rádios como locutor. Em 1958 assumiu a empresa Baú da Felicidade, que era de Manuel de Nóbrega. Começou então a fazer shows em circos e acompanhar caravanas de artistas para vender carnês. Sua estreia na TV (Paulista, Canal 5, futura Globo) foi neste mesmo ano, com o programa Hit Parade. Em 1961, lançou o programa Vamos brincar de forca, na mesma emissora. E em 1963 passou a comandar o Programa Silvio Santos, aos domingos, que virou sua marca registrada. Em 1975 venceu concorrência para assumir o Canal 11, no Rio e em 1976 saiu da Globo e lançou a TVS. Ainda em 1976, comprou 50% das ações da Record. Vendeu as ações da Record ao Bispo Edir Macedo e fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em 1981.

O slogan "Liderança absoluta do segundo lugar" foi criado para o SBT por Washington Olivetto.

O Programa Silvio Santos, exibido durante quase toda sua trajetória televisiva, esteve no ar por cerca de 60 anos. Está no Guinness Book.

Silvio também fez sucesso interpretando marchinhas de Carnaval.

Vale registrar que, neste domingo, 18, o SBT planeja celebrar o aniversário de 43 anos do canal com um especial do Programa Silvio Santos, apresentado por Patricia Abravanel (uma das filhas do empresário), destacando a trajetória da emissora, fundada no dia 19 de agosto de 1981. Até o fechamento desta matéria, não foram anunciadas alterações na programação. Também neste domingo deve estrear a plataforma de streaming +SBT, serviço gratuito criado pela empresa. Para a novidade, foi criada uma ação chamada "Invasão +SBT", desenvolvida pela We, que seria exibida ao longo do dia, entre as atrações, oferecendo uma espécie de "degustação" para o público da TV aberta.

A história e a carreira do empresário e apresentador foram temas da série “O Rei da TV”, criada por André Barcinski, Ricardo Grynszpan e Marcus Baldini, que estreou no Star+ em outubro de 2022. Sob a direção geral de Baldini, a produção não agradou a família Abravanel. Silvio Santos foi interpretado por Mariano Mattos Martins e José Rubens Chachá. Veja o trailer abaixo e um vídeo com comentários dos dois atores que viveram o empresário na série.

Nota oficial do SBT sobre o falecimento de seu fundador diz o seguinte:

"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.

Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.

A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.

Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.

Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão.

Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações".

Homenagem da Globo

Em homenagem à contribuição de Silvio Santos à comunicação e à televisão brasileira, a Globo exibe na noite deste sábado, 17, um "Globo Repórter especial" sobre histórias da vida e da carreira do apresentador. Ele estava previsto para ir ao ar em dezembro, no aniversário do comunicador.

O "Domingão do Huck" irá celebrar Silvio com uma edição especial ao vivo. E o "Fantástico" fará uma cobertura das homenagens e da repercussão da morte do apresentador.

A Globo distribuiu uma nota de pesar que afirma: “O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs”.

Silvio Santos:

Nascimento: 12 de dezembro de 1930, Rio de Janeiro

Filhas: Patrícia Abravanel, Rebeca Abravanel, Silvia Abravanel, Daniela Beyruti, Cintia Abravanel, Renata Abravanel

Cônjuge: Íris Abravanel (desde 1981), Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha (de 1962 a 1977)

Nota de Falecimento

/