Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vladimir Carvalho, aos 89 anos
O cineasta Vladimir Carvalho morreu nesta quinta-feira (24), em Brasília, aos 89 anos. O documentarista paraibano, um dos maiores nomes do cinema brasileiro, estava internado há três semanas. Ele sofria de problemas renais e não resistiu a um infarto.
Com mais de cinco décadas de carreira, produziu seu primeiro longa-metragem em 1971, "O País de São Saruê", sobre as secas na Paraíba e sobre questões relacionadas à reforma agrária.
Desenvolveu obras como "O Evangelho Segundo Teotônio, "Conterrâneos Velhos de Guerra" e "Barra 68: Sem Perder a Ternura". Em 2011, lançou o documentário "Rock Brasília: Era de Ouro".
Irmão do também cineasta e fotógrafo Walter Carvalho, fez parte do cinema novo e foi um dos fundadores do curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB). Em 2012, ganhou o título de professor emérito da universidade.
Fundou a Associação Brasileira de Documentaristas, na década de 1990, e também criou a Fundação Cinememória, que abriga seu acervo, composto por 23 títulos de documentários, mais de 5 mil livros, além de fotos e materiais audiovisuais em vários formatos.
O velório do cineasta está marcado para esta sexta-feira (25), a partir das 9h30, no Cine Brasília. O sepultamento, às 14h.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares.