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Grupo antivacina reclama de comercial de Natal da Tesco
Um grupo de consumidores antivacina está reclamando nas redes sociais do comercial de Natal da Tesco, a maior rede varejista do Reino Unido, por causa de uma cena que mostra o Papai Noel mostrando o chamado "passaporte da vacina".
Criado pela BBH de Londres, o filme (assista abaixo) estreou na noite de sábado (13) no mercado britânico e a Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regula a publicidade no Reino Unido, já registra 1,5 mil reclamações contra a peça - trata-se do comercial que mais recebeu queixas este ano no país até agora. Paralelamente, pessoas que integram o movimento antivacina pedem um boicote aos supermercados da rede, nas redes sociais.
Embalado pela música "Don't Stop Me Now", do Queen, o filme gira em torno de uma série de pessoas determinadas a aproveitar o Natal após os isolamentos sociais decorrentes da pandemia. Em uma cena, depois que um canal de notícias informa que Papai Noel foi "ameaçado de quarentena", o Bom Velhinho mostra seu "Covid-19 Passport" para poder entrar no país.
Os manifestantes antivacina e anti-lockdown se opõem à ideia dos chamados "passaportes de vacina", que são exigidos pelo governo para entrar em alguns locais públicos na Escócia, mas não na Inglaterra.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson até agora evitou torná-los uma exigência legal, no entanto, empresas como teatros e casas de shows estão cada vez mais solicitando a prova de que as pessoas tomaram duas doses da vacina por meio de um QR Code emitido pelo governo - o comprovante também é necessário para a maioria das viagens internacionais.
Apesar das reclamações, outros elogiaram a publicidade e vários argumentaram que, se as pessoas antivacina boicotassem a Tesco, deixariam a rede de supermercados mais segura.
A ASA está avaliando os protestos contra a peça. “A grande maioria das queixas afirma que o filme é coercitivo e incentiva a discriminação médica com base no status da vacina", de acordo com um porta-voz da ASA.
Em resposta, a Tesco emitiu a seguinte declaração: "Respeitamos as opiniões de todos e sabemos que o Natal é uma época extremamente importante para muitos de nossos clientes e, após os eventos do ano passado, agora isso é mais verdadeiro do que nunca (...). Ainda estamos no meio de uma pandemia e o comercial reflete as regras e regulamentos atuais sobre viagens internacionais."