arrow_backVoltar

Novembro Azul

Porta e Antônio Fagundes vão direto ao ponto

07.11.23

O ator Antônio Fagundes, decano da televisão brasileira, é o protagonista de uma esquete do Porta dos Fundos que fala sem rodeios de um tema cercado de tabus: o exame de toque para prevenção do câncer de próstata. Ele estrela o vídeo “Novembro azul sincero”, que entrou no ar na segunda-feira 06 e já tem mais de 877 mil visualizações no YouTube.

Num fundo azul, Fagundes abre o texto dizendo para o público: “você me conhece das novelas (...), mas hoje estou aqui para falar de um assunto sério. Você sabia que a cada 38 minutos morre alguém por câncer de próstata?”. Ele lembra que este mês é marcado como Novembro Azul, movimento de conscientização a respeito da doença e da prevenção.

O tom de “campanha de saúde pública” se mantém até que isso se quebra com uma inusitada pergunta feita pelo ator à plateia masculina da esquete: “quando é que você vai liberar esse c* aí?”. A partir daí, a linguagem muda.

Usando frases cômicas, expressões populares e “de baixo calão”, Fagundes traz mais informações sobre a doença, que responde por 28% das mortes quando se trata de neoplasias malignas, e rompe preconceitos. “Não existem evidências de que abrir a avenida para deixar o ônibus passar interfira na sua orientação sexual”, afirma.

Fagundes conta com a ajuda de Fabio Porchat, que faz um homem que passou pelo exame, e de Antonio Tabet, que representa um médico, que fica constrangido com o palavreado do ator.

Na descrição do vídeo, a chamada é pela conscientização. “Tem muita Porta dos Fundos sendo negligenciada por aí. Muitos nem dão atenção pra Porta dos Fundos por puro preconceito. Outros acham que Porta dos Fundos é só diversão, mas não dão o devido valor. Entenda, Porta dos Fundos não é bagunça! Essa é uma campanha do Porta dos Fundos em prol da sua Porta dos Fundos”.

Editor-chefe do Porta e responsável pelo roteiro da esquete, Jhonatan Marques comentou a repercussão de “Novembro azul sincero” com o Clubeonline.

Confira.

Clubeonline – Desde quando existe a ideia de aderir ao Novembro Azul?

Jhonatan Marques - A ideia surgiu vendo comerciais institucionais. Fiquei pensando como seria uma campanha de conscientização sincera, na linguagem de quem está consumindo. Aí, procurei uma campanha pouco abordada e cheguei ao Novembro azul.

Clubeonline - É a primeira vez que o Porta encampa uma campanha de saúde pública?

Jhonatan - Já tivemos outras campanhas, como a do Dia da Mulher, Consciência Negra, etc. A última sobre saúde foi com o tema Setembro Amarelo, em parceria com o CVV (veja aqui o vídeo).

Clubeonline - Faz tempo que o Porta tenta fazer uma esquete com o Antônio Fagundes?

Jhonatan - Tem muita gente legal que quer fazer vídeos com a gente. O lance é conseguir encaixar as participações de uma forma natural. No caso do Novembro Azul, foi um roteiro tão absurdo que, quando surgiu o nome do Fagundes para participar, a gente já sentia que ia funcionar.

Clubeonline - E como tem sido a repercussão?

Jhonatan - A melhor possível. Estou amando os memes e as notícias sobre. Muito legal ver uma criação sua tomar uma proporção dessas. Até agora não vi nenhuma crítica. A aceitação está sendo gigante. É até surpreendente.

Novembro Azul

/