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Novo Festival do CCSP

Não vá pelo caminho mais fácil (Fábio Fernandes)

02.09.12


“Não vá pelo caminho mais fácil”. Com essa frase Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca, começou a última e mais lotada palestra do sábado, 01, no auditório Simon Bolivar, do Memorial da América Latina, em São Paulo. "A maneira mais fácil de ganhar dinheiro em propaganda é fazendo trabalho ruim. A mais difícil é não vendendo a alma", completou.



Fábio, que há tempos não ministrava palestras, disse que o reconhecimento é um dos principais pilares da publicidade, porém, reforçou que em primeiro lugar é preciso ter orgulho do que se faz, independentemente dos elogios. “Primeiro, quero me ver em pé, e só depois que as pessoas me vejam”.



Fernandes foi enfático ao reforçar que se pauta por fazer sempre o melhor – pelo menos para ele, brincou - e é isso que o move. E completou: “Não me acho perfeito, mas tenho sorte de conseguir pessoas muito boas para trabalhar comigo.”



Ao ser perguntado sobre o processo criativo, Fábio disse acreditar que gerar um ambiente criativo, dentro da agência, ajuda bastante e ainda contou que de certa forma luta, constantemente, contra o briefing: “o exercício de resistência ao briefing me ajuda a ser criativo”. E completou: “Não podemos acolher tudo que nos é pedido, temos sempre que questionar para sugerir o novo. A melhor maneira de você admirar uma coisa é ser surpreendido por ela, por algo novo e inesperado”.



Quanto ao dia-a-dia na agência, comentou: "Utilizar o tempo de produção da campanha para lapidar a ideia é importante. Aproveite o processo de aprovação, de reajustes e de produção à seu favor. Essa é uma ótima oportunidade para acrescentar ideias e melhorar as que teve.”



Ao falar sobre prêmios, comentou que já fez fantasmas em sua carreira mas que essa historia passou dos limites e que a F/Nazca não faz mais, já há um tempo. “Costumo dizer que hoje em dia vamos a Cannes rever a propaganda mundial e conhecer a brasileira”.



No final, disse que se preocupa com o fato de a publicidade estar perdendo o maior ativo das agências, que é a criatividade, a geração de boas ideias. “Precisamos resistir. Nós somos este pilar, pois é muito dificil que a manuntenção da criatividade venha do cliente. Nós temos que ser a resistência desse negócio”, finalizou. 



Em breve você poderá assistir esta palestra na íntegra aqui no Clubeonline.

 


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