arrow_backVoltar

Novo Festival do CCSP

Vice produz conteúdo com foco no jovem

01.09.12


Produzir conteúdo voltado para o jovem, distribuído de forma gratuita em diversos meios, é a proposta da Vice, plataforma de mídia que se originou no Canadá, espalhou-se pelo mundo e está instalada no Brasil há três anos.



A Vice foi apresentada no Novo Festival do CCSP por Tony Cebrian, publisher e general manager, e Gabriel Klein, creative director, como "o maior grupo de mídia jovem do mundo".



Eles contaram que tudo começou com a publicação de um fanzine, que recebia verba do governo canadense para se manter e que era distribuído pelos próprios idealizadores do projeto, que levavam a revista no porta-malas do carro para que ela chegasse até o leitor.



Com a revolução tecnológica / digital, a Vice está hoje em 34 países que falam 15 línguas diferentes, e se estendeu a diversos meios. No Brasil, além do portal Vice.com, a revista do grupo circula em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba desde 2009.



O conteúdo é produzido globalmente e acessado pelos escritórios do grupo espalhados pelo mundo.



Cebrian afirmou que acredita que só foi possível o fanzine se tornar um "gigante de mídia" porque todo o conteúdo produzido é "gratuito e acessível". "Inclusive os eventos que realizamos são gratuitos. A ideia é produzir conteúdo relevante para o maior número de jovens possível."



Para atingir esse público, a Vice busca linguagem bastante informal, quase escrachada, mesmo quando trata de assuntos considerados "sérios". "Buscamos uma abordagem que faça sentido para o jovem, com repórteres jovens e de forma que os próprios jovens sejam personagens do conteúdo e fontes de informação. Um jornalismo 'gonzo'", observou Klein.



Eles falaram ainda sobre outra divisão da Vice, a Virtue, que produz conteúdo para marcas. A área foi criada para  diferenciar o material considerado "mais transgressor" feito para Vice daquele que busca identificação do público jovem com marcas. 



Entre os projetos realizados pela Virtue estão, por exemplo, "The way we run", evento produzido para Converse, e o "Creators Project", plataforma global que acontece em sete países, com o objetivo de fomentar o uso criativo da tecnologia (leia mais aqui).


Novo Festival do CCSP

/